DE VOLTA PARA O FUTURO
Bom , eu ouvi isto em plena rua Uruguaiana , centro da cidade do Rio de Janeiro , enquanto passava por entre um grupo de pessoas a caminho do ponto final do ônibus 355 : “ Pois é ... aos quinze anos , a mulher só quer ser Lolita . Aos trinta , inventa de ser mãe . E aos quarenta e cinco , imagina que ficará gostosa para o restante da vida “( risos ) .
Sinceramente , não vejo nesta frase qualquer verdade . Até por que a história nos mostra que as mulheres vêm sofrendo muito através dos séculos e nunca se permitiriam definir desta maneira . Só poderia ser , mesmo , filosofia barata cuspida à beira da calçada , crestando ao sol do meio dia , apenas para impressionar aos outros de uma turba de machos complexados que não têm nada mais a fazer do que contemplar a passagem dos anos e os seus efeitos , especialmente em seus próprios corpos , e lamentarem as conseqüências que , para muitos deles , é tremendamente desastrosa . Cheguei a virar o pescoço na direção das vozes , sim ! E também lancei aquele meu famoso olhar quarenta e tres , elogiado pelos meus amigos professores, e que sempre proporcionou resultados instantâneos dentro das salas de aula . Pude encarar o pacato cidadão , a imagem da ignorância , engastada num esqueleto visivelmente desengonçado e sem a menor esperança de conserto . Ah , esta inacreditável falta de sensibilidade e de respeito masculinas ...
Ainda que pensássemos em ser Lolitas , estaríamos exercendo o nosso direito divino ao sonho , como todo e qualquer ser humano em fase de desenvolvimento , absolutamente inocente quanto aos fatos da vida . Se a vontade de ser mãe só dá o ar de sua graça quando alçamos ao período Balzaquiano , significa amadurecimento ; afinal de contas , a maternidade não é fácil , não ! E se desejamos , ardentemente , permanecermos gostosas é porque , da mesma forma que Narciso , nos apaixonamos pela nossa imagem . Porém , existe uma sutil diferença : não enlouquecemos . Talvez , a impossibilidade para o entendimento do que seja a vida física de cada espécime , por obra de Deus , deva ser uma falha no intelecto masculino , somente para torná-los mais atraentes aos nossos olhos . Ou tudo isto é um sinal para que a sociedade , tão empobrecida , faça mudar os seus princípios quanto ao que venha a ser uma criança , uma mulher , um homem e uma família . “A raça humana precisa aprender a se respeitar, a tomar atitudes bem mais positivas ” . E foi perdida nestes últimos pensamentos que eu me peguei cobrando as minhas próprias atitudes , pessoais e profissionais . Claro , precisamos das leis para ordenar o nosso convívio , nos proteger , dar-nos responsabilidades . Mas também precisamos nos voltar para o nosso lado B , aquele que não aparece e não faz sucesso nas mídias , cujo nome é muito pouco visitado nos dicionários: HUMANIDADE . Então , todos poderíamos ser risonhas Lolitas e Hércules encantadores ; pais e mães completamente embasbacados pelas suas crias , fazendo de cada uma delas o seu maior projeto de vida ; e absurdamente gostosos , dos quarenta e cinco aos cento e quarenta e cinco . E com um adicional importantíssimo : a benção de Deus .