Hey, amigo!

Há algum tempo fui à uma festa à fantasia. Do que fui fantasiado? Ah, confesso ter ficado tremendamente indeciso quanto a isso, mas que se dane, vamos logo ao assunto.

Fui vestido de jogador de futebol. Muito original, eu sei. É que eu não queria ir vestido se Silvio Santos, ia suar muito usando um terno e não sabia como deixar um microfone preso ao pescoço tal qual o meu ídolo . Mas voltando ao assunto da minha fantasia, eu não fui trajado como um jogador do Botafogo, apesar de esse ser o meu time do coração. Por quê? Sei lá, tem coisas que só acontecem comigo, como por exemplo quando uma velhinha na padaria me perguntou se eu não sabia ler, isso pelo fato de eu ter dito que não conseguia ler um cartaz (eu estava sem óculos), e como diz o ditado "tem coisas que só acontecem com o Botafogo", já pensou? Poderia ocorrer alguma catástrofe diante de tamanha coincidência, como por exemplo o cadarço do meu tênis desamarrar enquanto eu atravesso a rua, fazendo com que eu tropeçasse e fosse atropelado por um caminhão. Enfim, deixemos o pessimismo, o besteirol e a tentativa de obtenção de um efeito cômico de lado e vamos à parte séria do post de hoje.

Eu busquei incessantemente uma camisa da Bolívia para ir nessa festa. Não vou explicar o motivo de querer uma camisa desse país medíocre, "muitos" dos que vão ler isso aqui já ouviram essa história muitas vezes. Fui a um centro de comércio alternativo aqui do Rio (camelódromo). Quando perguntei pela camisa da Bolívia só faltou o gentil atendente me perguntar se "Bolívia" era de comer. Em uma outra barraca me disseram que lá só tinha camisa da Alemanha, Itália, Paraguai (!), Argentina (!!), Croácia (!!!). Vamos a uma pequena explanação sobre o fato:

1) Por que diabos "só tem" camisa da Itália e da Alemanha? Ora bolas, o Imperialismo ainda acomete a nossa sociedade ou ainda nos rendemos aos valores externos?

2) Camisa do Paraguai? Cara, quem vai querer comprar uma camisa desse país medíocre? Quando perguntamos para alguém se já viajou para o exterior alguma vez e ouvimos como resposta "Sim, para o Paraguai" vamos dar uma boa risada, né?

3) Argentina...Comprar uma camisa da Argentina? Vou contar uma piada: "Qual a diferença entre argentinos e terroristas? Terroristas tem simpatizantes!". A mesma praça...

4)Agora, camisa da Croácia?! Alguém aqui sabe onde fica a Croácia? Eu sei, fica na Europa, mas onde? Você conhece algum croata famoso? Você conhece algum croata? O Brasil recebeu imigrantes de quase todo o mundo, mas da Croácia veio alguém?! Então por que causa, motivo, razão ou circunstância vende-se camisas desse país por aqui?

Só para esclarecer, não estou sendo xenófobo (xenófobo é aquele que odeia/teme/despreza o que vem do exterior). Só estou indignado por não ter achado uma camisa da Bolívia, país que não faz fronteira com o nosso, segundo o "presidente" Luis Ignácio Lula Molusco da Silva Sauro (ah, faz sim, tá? Quem não faz é o Chile e o Equador). Deveriam haver camisas da Bolívia para serem compradas por aí, a comunidade boliviana já é imensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. O gás natural oriundo da Bolívia gera enormes lucros para a Petrobrás, pois o cambio é favorável para nós.