Campeonato Paulista (LAF) de 1929

Em 1929, também a A. A. Ponte Preta, de Campinas, foi convidada pela Liga Amadora de Futebol (LAF) para a disputa do seu campeonato. Junto com a Veterana campineira estava os fortes Paulistano, Internacional, além do Hespanha, Germânia, São Bento, A. A. Santista, A. A. das Palmeiras, A. A. Portuguesa Santista, o Antártica F. C., o C. A. Santista, o C. A. Independência, e o Paulista de Jundiaí.

A Ponte Preta estreou no campeonato justamente contra o Paulista, equipe muito respeitada do interior. A partida foi realizada em Jundiaí e a Ponte Preta venceu por 5 x 3. A Ponte formou com Nenê, Carneiro e Nani; Zé Nhô, Praxedes e Bizóca; lélo, Nabor, Augusto, Zéca e Menim. O Paulista formou com Pagano, Araújo e Fregola, Malavazzi, Bento e Monte; Batata, Russo, Camargo, Guerino e Diáco.

Foi uma grande proeza da Ponte Preta, graças aos seus grandes goleadores Nabor e Lélo. A Ponte alcançou o 3º lugar no campeonato de 1929, ficando atrás do C. A. Paulistano, na época a melhor equipe do Brasil, e da A. A. Internacional, clube da elite de São Paulo. Outra proeza da Veterana: Nabor terminou o campeonato empatado na artilharia com o grande Arthur Friedenreich. Ambos fizeram 16 gols e o ataque da Ponte foi o mais positivo do certame com 55 gols.

Laércio
Enviado por Laércio em 31/10/2010
Código do texto: T2589339