1946 - Um Grande Campeonato Carioca

O ano de 1946 foi muito equilibrado no futebol carioca, com o Fluminense sendo o campeão. Por pedido da torcida pó de arroz, o Fluminense demitiu o treinador Héctor Cabelli, argentino, e trouxe Gentil Cardozo, que fez uma promessa aos diretores tricolores: “Deem-me Ademir de Menezes e eu lhe darei o título”, teria dito Gentil. Um sonho quase impossível. Porém, deu um branco na diretoria do Vasco da Gama e Ademir foi cedido, por empréstimo, para o Fluminense. O pernambucano Ademir, no ano anterior, havia sido o artilheiro do certame carioca, ao lado de outro vascaíno, Lelé, com 13 gols.

O Fluminense veio a São Paulo e levou Robertinho e Paulo, do Juventus. No tricolor, foram se juntar a outros paulistas que lá já estavam: Paschoal e Rodrigues. Realmente, o Fluminense foi o campeão de 1946, disputando o título com o Botafogo.

O fluminense formou nessa partida com Robertinho, Guálter e Haroldo; Paschoal, Telesca e Bigode (o famoso PTB, que na política nacional era o partido de Getúlio Vargas); Pedro Amorim, Careca, Ademir, Orlando e Rodrigues. O Botafogo formou com Osvaldo, Gerson e Belacosa; Ivan, Nilton e Juvenal; Nilo, Tovar, Heleno de Freitas, Geninho e Braguinha. Final Fluminense 1 x 0 Botafogo.

Um fato raro naquele tempo; jogador de futebol concluir um curso superior. Tovar formava-se médico e Heleno de Freitas em direito, ambos do Botafogo.

Outro fato inédito, neste ano de 1946: Egisto Lourençato, o Batatais da Portuguesa de Desportos, da Seleção Paulista, da Seleção Carioca e da Brasileira, um dos destaques da Copa do Mundo de 1938, se despedia do futebol, jogando pelo américa do Rio de Janeiro. O América formava com Batatais, Domício e Grita; Oscar, Dino e Amaro; China, Maneco, Maxwel, Lima e Jorginho.

Outra curiosidade, Grita, zagueiro central argentino, e China, que atuava em todas as posições no ataque, ajudaram o Guarani, de Campinas, a ser Campeão do interior em 1949, com o direito de disputar o Campeonato da 1ª divisão Paulista de 1950.

Laércio
Enviado por Laércio em 31/10/2010
Código do texto: T2588825