Um Ano Histórico

O ano de 1942 foi repleto de coisas e acontecimentos que marcaram a nossa história. Por exemplo, o Brasil teve vários de seus navios torpedeados pelas forças do Eixo, compostas pela Alemanha, pela Itália e pelo Japão. Mediante este traiçoeiro ataque, o Brasil declarou guerra a essas potencias, aliando-se, assim, a americanos, ingleses e canadenses, e à outras forças que lutavam de forma oculta sob várias bandeiras, combatendo os invasores.

Também no esporte teríamos grandes acontecimentos, no ano de 1942. Leônidas da Silva, o mais famoso jogador do Brasil, passava do Flamengo para o São Paulo, pela quantia de 200 contos de réis. Na época uma grande fortuna. O São Paulo passava a ter um ataque demolidor: Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Pardal. Porém, não foi o suficiente. O Campeão paulista de 1942 foi o Palmeiras.

Ainda em 1942 o nosso dinheiro mudava do réis para o cruzeiro.

Mas voltando a falar do Flamengo, o rubro-negro foi o Campeão Carioca de 1942 (e também o seria em 1943 e em 1944) com o seu antigo jogador Flávio Costa como técnico. O rubro-negro iniciou a sua caminhada empatando com o Madureira por 3 x 3. O tricolor suburbano estava revelando para o Brasil um trio de atacantes de muito talento: Lelé, Isaías e Jair Rosa Pinto, que no ano seguinte estariam no Vasco da Gama.

O Flamengo nessa partida formou com Yustrich, Domingos e Newton; Biguá, Volante e Jaime; Valido, Zizinho, Pirilo, Perácio e Vevé. O Madureira formou com Pintado, Jaú e Rubens; Otacílio, Odilon e Esteves; Jorginho, Lelé, Isaias, Jair e Murilo.

Quanto à segunda Guerra, ela terminaria em 1945, com a rendição incondicional da Alemanha e de seus aliados. A paz voltava reinar no mundo.

Laércio
Enviado por Laércio em 30/10/2010
Código do texto: T2587414