PROPÓSITO

Outro dia ouvi dizer que tudo tem um propósito...

Calei-me e pensei no Coronel Calisto, herói de guerra, aposentado, que pulou num poço para salvar um menino que lá caiu, fazendo sabe-se lá o que...

O fato é que o Coronel salvou o menino, num gesto de bravura e ao sair de lá molhado, pegou uma pneumonia e morreu meses depois...

O menino cresceu e começou a andar com a bandidagem... Roubou quase todos na cidade, matou dois policiais, espancou a mulher e tem três filhos revoltados...

Se o Coronel Calisto soubesse no que se transformaria esse menino, será que o teria salvado? Creio que sim... Naquele momento, era ele, o menino que corria perigo. E o Coronel Calisto valorizava muito a vida, para deixar o menino sem socorro!

Uma vida salva e quanto estrago...

Há ainda, gente que diz que a culpa é do coronel... Não fosse ele ter salvado o menino, agora a pacata cidadezinha continuaria em seu marasmo, sem o tormento desse menino que se tornou bandido!

Nem mesmo o menino acha que o coronel foi um herói... Ele costuma dizer por aí que o babaca pulou pra salvá-lo. Doente e velho tinha mesmo é que morrer...

É! Deve ter mesmo algum propósito...

Há ainda quem diga que os roubados devam agradecer por suas vidas e que isso é um aviso para serem mais generosos com os menos favorecidos... E a que a mulher espancada tem mais é que acordar pra vida e que os filhos revoltados têm que usar essa energia para serem diferentes do pai...

E no meio de tanto disse me disse, o que estou vendo é herói sendo tratado como babaca e bandido ser visto como revolucionário a passar mensagens subliminares ao mundo!

Pode ser... Tudo isso deve ter um propósito! Tão grande e tão maior que nem eu e nem muita gente consegue enxergar!

Redenção? Que um dia, na velhice o bandido se redima? Que nunca é tarde para mudar os propósitos?

Ou simplesmente para percebermos que todos somos heróis e bandidos, e vestimos as conveniências de coronel e de menino bad-boy e arrependido?

Até agora, o menino não se arrependeu, e talvez morra um dia, brincando de ser mauzinho...

Quanto ao coronel, continua esquecido! Quem se lembra dele é só a família, que resumiu essa lembrança a um vasinho de flores de plástico em seu túmulo, no dia de finados...

Coisas da vida! Nada feito de propósito! Embora se diga que sempre há um propósito!

luciasukie