Retorno a Luanda (Os Tinhosos Retornados!!!) é o título desta minha crônica escrita já há alguns anos atrás e divulgada virtualmente através do Portal do PortugalClub. 

(003) - Retorno a Luanda (Os Tinhosos Retornados!!!)

Luanda, 01 de Agosto de 1975, acabo de sair do avião da TAP em Luanda, vindo de Lisboa e logo no saguão, encontro meu velho amigo e Sr. Gaspar, o dono da Pensão Vianense.
Então!?.... não conseguiste embarcar? perguntou-me ele de soslaio e a virar a cabeça para todos os lados com ar de preocupação típico de "retornados" que, naquela época lotavam os aviões (da TAP, claro só a pagar!!!!) e dos outros 22 países que mandaram para lá tudo de graça!... à sombra de uma possível fatia no "bolo" da descolonização negociado em Alvor à luz do sol Algarvio, porém com "feed-back" com treemlim stereofônico muito longíquo!!!;
- uma coluna (da esquerda - claro! situada em Moscow ---leia-se moscovooo!....devagar!) e a outra situada lá na terra do Tio Sam (como diria o Ti Solnado... "váchingtone"!!!).
- Eu tinha ido de férias a Portugal, em Abril por dois meses (a tal bendita "licença graciosa"...) mas acabei, por minha desgraça pessoal, sendo forçado a ficar em Portugal mais tempo do que o previsto!
Logo à saída do aeroporto em Luanda avistei o Amigo Sr Gaspar, Dono da Pensão Vianense aonde eu tinha me hospedado uns anos atrás... e fui lhe falar, claro.  
... Oh pá! ... então tu estás na contra-mão!
Todos estão a ir embora daqui p'ra lá e tu voltas de lá p'ra cá?!!!
- dizia ele. 
- Lá só tem "Retornados"!...respondi eu. 
E... além disso tenho cá os meus irmãos, lá no Kuanza Sul (actualmente se escreve com um KWANZA) e vou lá para conversar com eles...
- Eles tem a fazendita de café, oleo de palma para vender,... tem os trabalhadores para pagar, temos as camionetas para conduzir... e a loja da vila para trabalhar!...
- --espera aí!... (atalhou ele)
--- Tinhas!...  (adjectivo este, por analogia é  = "tinhoso".... Ah, Ah, ... tu tinhas. Agora não tens mais!!!...)
- Agora podes colocar aí na testa um letreiro porque, daqui para diante além de "retornados", lá em Portugal, agora também somos chamados de os "tinhosos" !!!
- Já tens onde ficar?...
Vou lá para a sua Pensão claro, então!?... E não é lá que eu fico sempre desde o tempo da tropa?
- Ou será que tenho algum débito esquecido em atraso?... Diga logo!
Não, não, não... não deves nada claro! 
Bom. Já vejo que estivéste fora do planeta.
- Aqui mudou tudo, carago!
Ainda tenho a pensão sim mas quem manda é o "comité"!..
Eu só sirvo peixe com arroz no almoço, e para variar no jantar la´ se arranja um arrozito sem peixe!
--- acho que Não morrerás á fome.
---- Comité de quê???....
Chiu!... do MPLA claro!
--- E fecha o bico porque se os teus irmãos estão lá no sul podem ter problemas para chegar até Luanda....
( E como tiveram!)
- Realmente, dois meses depois, já a poucos dias da independência de Luanda tivémos tanto problema que para vos contar eu precisaria de escrever aqui mais outro livro!!!... quem sabe?... talvez um dia, quem sabe?... 
Mas essa será outra ® “CATRAMONZELADA para conversa futura aqui no meu espaço virtual porque editar livros não está ainda ao meu alcance.
- Pensei nesta minha escrita, como sendo a primeira "catramonzelada literária" na condição de "retornado" depois de ter lido uma certa noticia no então Portugal Club!... que já nem existe mais. 
- Afinal eu tinha ido de férias à minha santa terrinha (lá em Tras Os Montes) e lá mesmo foi pela primeira vez que me chamaram de "retornado" !...
Nem sei porquê voltei de lá desiludido, desencantado e sobretudo rejeitado não por estranhos mas sim e principalmente por alguns do próprio sangue.  
- Voltei para Angola, e me carimbaram de "Tinhoso"!!!
- Vejam o ditado popular; - Quem vai ao mar, perde o lugar!
Mas... parece que isto hoje não é mais válido.
Quem perde o lugar acaba emigrando (sic) sempre para outro poleiro melhor ou pelo menos do mesmo nível. Porém o destino tem destas ironias; erm Angola eu fui tachado de "tinhoso"... em Portugal recebi o carimbo do IARN e guia de marcha para o Gueto "AULGARVESCWITZ" porque já não tinha vaga em DACHAU. 
Por isso ..... Não fiquem com pena dele, entendam... do Tinhoso em Portugal não, de mim!
- Eu,como muitos de vós acreditamos piamente que só perde quem tem!...
A outra máxima que é bem mais popular, bem mais conhecida de nós, meros "tinhosos", tão duramente carimbados de "retornados" e saudosamente eternos.
... Nós sim!, perdemos o lugar que tínhamos, mesmo sem sermos políticos nem apolíticos.
- Tínhamos apenas um nome: Portugueses!!!.
E nós tínhamos sim!....
Tínhamos alegria de viver!
Tínhamos sobretudo um nome a zelar. PORTUGAL!!!.
Tínhamos orgulho de voltar à terra natal!
Tínhamos os nossos bens, granjeados a duras penas!
Tínhamos as nossas famílias, todos; brancos, pretos, mestiços, amarelos, crioulos,
Índios, asiáticos, polinésios, esquimós!...
O quê?!, esquimós!!!!????....
--- Claro!... de onde Voismecê pensa que vem o "bacalhau"!?
--- Da Noruega?... Não, vem da Terra dos Esquimós e das Esquimoses que a vida nos dá! 
- E os “Portugas” ficavam lá... no mar da Groenlandia, por seis meses sem verem os esquimós (femeas claro!...) só não sei se se escreve, "esquimoses"... que foi o que nos restou da nossa exemplar campanha fraternal e universal descolonização, vulgo conhecida como "parto sem dor" porque a gestante já morreu!... mas, isso fica para outra "catramonzelada" ...
Por hoje é tudo. 
Silvino Dos Santos Potêncio 
Ex Combatente
Ex Residente
Ex Retornado
Ex Pulso do Recto Ângulo Luz & Tano
Eis Criba Avulso de Catramonzeladas Literárias


 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 11/10/2010
Reeditado em 24/06/2018
Código do texto: T2550048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.