A meninice nossa de cada dia.

Bom mesmo seria

se não comemorássemos

o Dia da Criança

apenas num único dia.

É tema polêmico. Sei que há controvérsias.

Muita gente classifica como ridícula a pessoa que depois de "certa idade" insiste em manter-se alegre e jovem como se o tempo não passasse. Lógico que o tempo passa e esse acontecer é implacável, portanto, imutável e invencível. Falo sempre: respeito demais a idade que a cronologia me dá. Ela é muito levada a sério, inclusive dentro dos consultórios médicos quando conversamos sobre as mudanças que vão chegando. É muito levada a sério também, e super bem vinda, quando penso no que hoje trago na bagagem desses anos todos. Sinceramente, não troco meus 46 por nenhuma outra idade anterior.

Então, voltando às classificações de massa, fico confabulando, eu cá com meus botões: quem critica os 'insistentes' vê relatos médicos, vê testemunhos que a todo momento a impressa, seja escrita ou televisiva, faz questão de propagar aos quatro cantos e ventos? Ou serão essas as pessoas dadas à reclusão, à auto-exclusão, ao caramujo?

Não falo de maria-chiquinha no cabelo - em festa junina vale. (pausa aqui para uma confissão: no fundo, no fundo, vou achar o maior barato se encontrar alguma mocinha andando assim pela rua, segura de si, no auge dos seus oitenta e poucos anos e daquele jeito de "Tô nem aí se estão me achando ridícula. Eu sou é feliz!"... Na medida em que eu julgar, serei julgada... Isso não me sai da cabeça nunca).

Nenhum ser acima do que chamam de "certa idade" precisa se expor a situações que provoquem o desconforto a si mesmo só para se sentir moderno - ou menos antigo, que seja. Eu apenas gostaria de continuar acreditando que mesmo a Vó Pequena, lá com seus 103 anos, toda lindinha e com aquela carinha de serelepe, possa permanecer com sua meninice explodindo pelo olhar, na fala, no sorriso e na risada solta. E que pessoas assim sejam exemplos a quem puder, a quem conseguir observá-las melhor, ao ponto de notá-las e admirá-las. E se não for exigir muito, quem sabe, talvez entendê-las!

Feliz Dia da Criança a todos nós!!!

Lucia Sant ini
Enviado por Lucia Sant ini em 10/10/2010
Código do texto: T2548494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.