Campeonato Carioca

No ano de 1933 houve dois campeões cariocas, 1 pela AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) e 1 pela LCF (Liga Carioca de Futebol).

Na Liga Carioca, onde os clubes aderiram ao profissionalismo, o campeão foi o Bangu A. C., e o vencedor da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos foi o Botafogo de F. R., na qual participavam clubes que não aderiram ao profissionalismo, e mesmo clubes de menor expressão no futebol da época, na Capital da República.

O Bangu enfrentou os grandes clubes da cidade como o América F.C., o C. R. do Flamengo, o Fluminense F. C., o C. R. Vasco da Gama, o Bonsucesso F. C., sendo que o América F. C. foi um grande rival em duas partidas de muitos gols.

No primeiro turno o Bangu venceu por 6 x 2 e no returno Bangu 7 x 3 América. O clube de campos Sales, naquele tempo, era um dos melhores times do Rio de Janeiro e jogava de forma muito aberta, dando sempre grandes espetáculos. Mas o Bangu tinha Luiz Vinhais, o primeiro estrategista do futebol brasileiro, técnico da Seleção Brasileira.

Nas duas partidas citadas acima, as equipes foram as mesmas: O Bangu com: Euclides, Mário e Sá Pinto; Paiva, Santana e Médio; Ladislau, Sobral, Plácido, Tião e Dininho. O América com: Aimoré Moreira, Penaforte e Hildegardo; Zezé Moreira, Oscarino e Agrícola; Carola, Curto, Darci, Miro e Dentinho.

O Botafogo na sua caminhada, na AMEA, não teve grandes dificuldades para chegar ao título de 1933. Jogou contra o Engenho de Dentro, o Olaria A. C., o S.C. Brasil, o Cocotá, o Mavílis, o Andaraí, o Confiança, a A. A. Portuguesa e o River.

O time base do Botafogo formava com Vitor, Badú e Rogério; Afonsinho, Ariel e Pamplona; Coriolano, Nilo Murtinho Braga, Carvalho Leite, Jaime e Pirica.

Laércio
Enviado por Laércio em 02/10/2010
Código do texto: T2533993