MaioriaXMinoria

Recebi e-mail de uma amiga falando da educação no Brasil e demonstrando através de exemplos o quanto o ensino formal mudou no Brasil dos anos 50 até os nossos dias.
Vi que o e-mail tinha suas verdades. O ensino fundamental cada vez mais tira a capacidade de raciocínio de nossas crianças que chegam ao secundário com déficits terríveis em disciplinas que vão fazer parte de toda sua vida. Matérias tais como matemática, português, história são passadas em sala de aula de uma maneira a não exercitar o pensar A educação moral e cívica deixou de existir e hoje só se conhece as cores da bandeira porque o Brasil é o país do futebol e o hino nacional nem assim. O hino à bandeira, quem souber levante a mão! Os ministros e os ministérios, e como se divide o congresso brasileiro ninguém sabe dizer. Quem faz e quem aprova as leis do nosso país, é uma perguntinha difícil. Ainda um dia desses uma doutora em Letras perguntou-me como começar um requerimento e se eu não tinha um modelo, mas isso é outra conversa. O que nos interessa mesmo é o e-mail, então vamos a ele.
Em certo trecho o e-mail conclama os pais a deixarem filhos melhores para o país. Eu diria mais. Que tal deixar filhos melhores, professores melhores, mais qualificados, mais bem pagos, escolas mais equipadas, plano de estudo mais condizente com nossa sociedade, pais melhores e mais responsáveis, que amem tanto os filhos que enxerguem quando eles estiverem errados e os corrijam para que eles sigam por caminhos retos. Assim chegaremos ao futuro com uma população muito melhor.
Embora concordando com o e-mail que o ensino mudou e infelizmente não para tão melhor assim. Penso que nem tudo é erro existe muito esforço e desejo que tudo dê certo e que nosso país ache o método certo para educar os jovens.
E vendo pelo teor do e-mail que a pessoa que o escreveu já passou dos cinquenta vejo que ela também comete erros iguais às crianças de quem fala. Igual aos jovens que não sabem percentagem, Igual aos pais que não ajudam a educar os seus filhos e com certeza igual a mim que escrevo este artigo, senão vejamos a questão sétima do e-mail

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

Sempre soube ou aprendi que minoria é a menor parte de um todo então a meu ver e, repito que posso está errada, a questão tem um erro de matemática e um erro de colocação na escala piramidal da divisão social do Brasil.
Ainda penso que brancos, afrosdescendestes, amarelos e vermelhos, e todas as etnias formam a Sociedade Humana que vive neste país, embora muitos nos dividam como se fossemos pastores alemães, siamês, persas, rottweiler e claro rnd. E usem o termo raça como divisor de cores.
Deixando de lado a questão do preconceito, é sabido que a base da pirâmide social no Brasil é composta de pessoas abaixo da linha da pobreza e pessoas pobres seguidas de média baixa, média, média alta, pessoas ricas e no topo encontra-se a camada milionária.
Na questão em tela, portanto somos a maioria social. Não somos a camada com maior poder aquisitivo embora esta seja quem dê as ordens por aqui, mas ainda continuam a ser minoria, no nosso país.
Agora se somos a maioria que não estuda em colégios super caros. Se não podemos pagar professores particulares, se não temos as melhores condições de estudos e as melhores salas de aulas e se temos uma história de injustiça que vem de séculos qual o motivo de quem tem tudo querer sempre nos taxar de burros e incompetentes. Incompetentes são os que tem meios e não ajudam a mudar essa situação e consequentemente, não ajuda a mudar o Brasil pois até prova em contrária um erro não justifica outros e além dos erros que já foram citados existe o erro pior que é do preconceito e o do NÃO FAZER NADA SÓ CRITICAR.
Arlete Araújo
Enviado por Arlete Araújo em 01/10/2010
Reeditado em 02/10/2010
Código do texto: T2532482
Classificação de conteúdo: seguro