A Turnê da Banda Gift no Brasil

De: Silvino Potêncio

Alusiva à visita desta banda ao Brasil em 2006, vos deixo aqui uma crónica que espero seja do vosso agrado, tendo em conta as multiplas diferenças de interpretação fonética da lingua de todos nós!... mesmo em arte musical:
- Em nome de Al aaahl Cobaça.
Posso vos dizer que; É impossível esconder por muito tempo quatro coisas: a Ciência, a Tolice, a Riqueza e a Pobreza. (As Mil e Uma Noites)
--- Por isso aqui está a minha melhor explicação para o facto de eu ser pobre no bolso, rico no espirito, bruto (brutinho mesmo no amor) e, um eterno candidato ao belo prémio Nó-Cego!. Silvino Potêncio, Emigrante Transmontano!
- Fevereiro de 2006

- Alguns ilustres desconhecidos (para mim) escrevinhadores, cheios de "almas lusitanas", eles andaram por aí a espalhar ao vento o meu endereço de email (entenda-se caixa postal electrônica ) ao sabor das ondas electro-magneticas, que são "obras primas" das ondas médias e filhas das ondas curtas,... que geram os megadecibeis das avós hertzianas em banda larga da PêTêlecom e desaguam nas tumultuadas águas de outra banda! - O próximo festival de pancadaria na "lingua mater" será lá perto da foz do rio Coina - atenção aos puristas da alma lusa de plantão, especializados em geo decomposição literária!...
Este é um Rio muito simpático que nasce lá na Serra da Arrábida e que,  até na sua chegada ao mar da Palha (que fica em frente a Lisboa) , ele se transforma: tal qual um transformista profissional perfeitamente disfarçado de Ria, Ria a bandeiras despregadas, e a entrar na "via ápia" pela porta dos fundos do Barreiro e de Almada - que não é a do Negreiros!)
- Este é um rio lusitano que enche de lixo o luxo do mar da palha Alfacinha!...
- Tudo isto a gente vê no suave descer da ponte Vasco da Gama, quando vamos a caminho do Al Garve (entenda-se em árabe; O verde!...) terra imaginada pela minha "sherazade" saloia!, que eu já citei lá em cima e me serve aqui como minha musa inspiradora em tempos conturbados da exportação de cultura portuguesa para a outra banda do imaginado "Oceano Moreno" ( Sáravá ao grande Mestre em Geografia, O Excelentissimo Professor Doutor Adriano Moreira).
Esta manhã, eu me levantei extremamente cansado da sempre mesma "mesmice"!...
- durante a noite digeri noticias vindas de lá da santa terrinha, as quais de forma alguma conseguiram me aliviar do pesadelo que já se torna perene; são ordens de serviço a torto e a direito, nomeia-se fulano e destitui-se beltrano. - Promove-se cicrano e esquecem-se os decanos de monta a desfalcar os pilares da nossa grei em terras de Além Mar!
- Com tantos termos a terminar em "anus" é facil imaginar onde vai dar este rio de asneiras emanadas das "necessidades" e dos doutos honórios das causas esquecidas, arquivadas debaixo do tapete à espera do novo inquilino já pré-posto.
A mim só me resta acrescentar um profundo e desconsolado P.S. (entenda-se: Post Scriptum... reflexivo e reticente);
- Os Mouros estão aí à solta, e eu volto dez séculos atrás para "cascaviar" nas arcas e nos baús da nossa nacionalidade lá nas "antas" de Caravelas - lá nas fragas do "mourado" e nas ruas do velho bairro do "mourel" - lá é a minha aldeia, hein, gente!?...
- Oh desencanto tão cruel! - Voltei a ti para esquecer que sou um sempi-eterno "Retornado" porém, lá já não encontro quase nada!
- Como diria o Quim Barreiros,... - só velhos crianças e luto!...
Entretanto do meio da fumaça dos meus "arregalados olhos atónitos" leio a noticia da " da vinda da outra banda". - Esta que vem agora, como que a antepor-nos mais algumas premonições do que vai ser este Rock-in-rio Coina que se avizinha...
Eles são novos e são novatos aqui por terras "tupiniquins". - "O Presente" é o nome desta banda.
- Eu tenho que escrever o nome da banda em português porque o meu credo literário assim me obriga.
- Todavia, para os incautos navegantes menos madrugadores, estes rapazes da outra banda, que veem de avião mas "desembarcam" no aeroporto,... eles se chamam "The Gift"...
De imediato me assola a vontade de usar o meu PêTêlecom e chamei-o-os!
- Dizei-me; que novas me trazeis lá da outra banda lusitana, hein?
- Olhe, voismecê anote aí que nós "semos" de Al cobaça... e que em nome de Al ahhh,... quem passa por Al Cobaça, não passa sem lá voltar.
- Sim, sim,... mas que pequenez de "turné" é esta?...
- Em vez dos grandes palcos, do tipo Canecão de shop geladinho, ou do aterro do Flamengo, grande formador de gangs para combater como eterno rival do nosso grande Vasco, porquê voismecês só vão cantar num estúdio - um simples "Estúdio"??? - em SunPaulo!?...
- E depois, em vez de irem para a frente dos holofotes da fama, lá em Curitiba do Pára na boite "Retrô"?? - à desculpem mas isso é muito " retro memo"!
- Para completar a turnê num teatro como se fosse uma autentica "Odisseia" os rapazes de "Presente" ainda se encaixam numa "Fosfo Box" ( entenda-se "caixa de fosforos")!?...na cidade maravilhosa!?,... Minha nossa!
- Quem fez esta agenda de voismecês, hein?
- Pelo menos eu espero poder vê-los em Recife ou "Olinda"!,... para desejar-lhes da praia de "Boa Viagem" de volta à terra dos Retornados, Desalojados, Desempregados,... no "presente" do "The Gift" embrulhados...
Até à próxima vez que eu passar lá em Al...aahhl cobaça!
Silvino Potêncio/Natal-Brasil

 
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 28/09/2010
Reeditado em 30/05/2016
Código do texto: T2524933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.