A MOLEKA (ALANIS MORISSETTE)

A MOLEKA (ALANIS MORISSETTE)

[dedico a você que me deu este momento]

Transito difícil, engarrafamento, jovens, velhos, risos, ansiedade... Esta quase no horário, uma ida ao banheiro, uma água...

A ansiedade aumenta, de repente um murmúrio e aos poucos o murmúrio toma conta de todo o recinto um nome sendo gritado...

À hora passa o atraso de 36 minutos, até que enfim as luzes se apagam, os músicos começam a entrar e a tocar, cadê ela?????!!!!!!?????!!!!!

A moleka entra, veste uma bata colada no corpo, lembra uma indiana, bata amarela colada no corpo e por baixo uma calça preta, há momentos que o jogo de luzes nos da à impressão que ela nada veste em sua costa.. A moleka de cabelo soltos e longos, um dançar arritmico, às vezes tropeçante, às vezes cambaleante, me faz lembrar uma criança em seu inicio de infância que tenta acompanhar não só o ritmo da musica, mas todo o movimento do mundo..

“...How long will this take baba

How long have we been sleeping

Do you see me hanging on to

Every word you say

How soon will I be holy

How much will this cost guru

How much longer ´till you

Completely absolve me.....”

A multidão delira, o ritmo me invade , canto junto com ela aliás todos cantam com ela, as guitarras marcam o balançar de todos de uma meneira progressiva e hipnótica.

Bater cabelos, andar em círculos, corridas pelo palco, gritos, assobios, palmas e a energia emanava de todos os pontos...

Noutro momento a moleka toca gaita, como uma criança que brinca com um instrumento, noutro a sua pequena presença de fada/bruxa encanta a multidão...

“..Are you still mad I kicked out of bed?

Are you still mad I gave you ultimatums?

Are you still mad I compares you to all

My forty year old male friends?

Are you still mad I share our problems with everybody?”

Num solo de flauta leva todos ao completo silencio, realmente Alanis é uma fada..

“.....That I would be good even if I did nothing

That I would be good even if I got the thumbs down

That I would be good if I got and stayed sick

That I would be good even if I gained tem pounds....”

A fada que dança num rodopiar alucinante, que roda tanto que perde o ponto de referencia, que roda tanto que chega a cair.. Novamente o povo a aclamar,...

A música Uninvited, encerra a apresentação e ela corre do palco.. A multidão em estado de total eletricidade berra o seu nome, a chama de volta

Comento que ela ira voltar para a música Thak U..

Dito e feito ela voltou!!

“.....Thak you India

Thank you terror

Thank you disillusionment

Thank you fraity

Thank you consequence

Thank you tahnak you silence....”

Mais duas músicas.... Ela novamente parte.. E novamente o publico delira com o abandono da Fada.. Ela volta e mais duas musicas e desta vez ela realmente parte...

Recordo dos momentos e me arrepio, Alanis com cara e corpo de menina não combina com a fama, mas é essa contradição de encanta e seduz...

Ao meu lado uma Balzachia delira, na frente uma senhora que poderia ser a minha mãe dançava e cantava.. Mais a frente às meninas dançavam,... Tudo era energia...

Ao fundo ficaram apenas os tecidos, cortinas que lembrava tecidos indianos e dizeres, entre eles “PEACE” e “LOVE”..

Alanis passou ....

Saudades!!!

Este momento ninguém me roubará e irei levá-lo comigo por onde for...

Beijão e PAZ

André Zanarella 1999