Plantar uma árvore, Escrever um livro, Ter filhos. Eis a questão


Já vi e ouvi esta frase pronunciada por várias pessoas, mas até agora, ainda não descobri sua autoria, sei que ela encerra mensagens profundas da vida como um todo e por isso tentarei dissecar as suas partes por minha conta e deixar ao leitor o seu julgamento.

ESCREVER UM LIVRO – Livro é coisa viva, é dinâmico. Vivencia os acontecimentos de uma época, retrata a personalidade de quem o escreve, leva o leitor a um mundo de magia, de sonhos reais e irreais. Mais do que isso, o livro atravessa gerações; décadas, séculos, milênios, mostrando os caminhos percorridos pelas civilizações desde os tempos dos faraós. Basta lembrarmos da Bíblia, o livro dos Livros, o primeiro a ser transcrito por Gutenberg em 1448 na sua singela tipografia. Os seus autores permanecerão na história, os evangelistas.
O livro é tão importante, que ouso dizer; se o nosso planeta Terra fosse destruído por uma guerra nuclear e se de resto, permanecesse um livro, por exemplo, a Bíblia e algum extra terrestre que passasse por aqui, o encontrasse, naturalmente, ele reconstituiria nossa história.
As pessoas passam, o livro fica. Quem escreve um livro, torna-se um imortal.

TER FILHOS – Este é o grande milagre da vida, a perpetuação da espécie. Todo homem ou mulher possui, em princípio, o potencial para a procriação. Todo filho pressupõe a existência de uma família que está por trás, dando-lhe o suporte necessário para galgar os degraus da vida.
Assim, a família é responsável pelo desenvolvimento da comunidade local, regional, nacional e mundial.Uma família corroída pelos fatores da ordem moral e social, é como uma célula que foi contagiada pelo vírus da AIDS ou pelo CÂNCER, primeiro danifica o tecido, depois os órgãos e finalmente o corpo, finalmente a morte. A célula da sociedade está corroída devido às graves doenças sociais que a estão contagiando.
Ter filhos, não é só tê-los, largando-os por aí, no meio das ruas, jogado no lixo, pedindo esmolas, assassinando e sendo assassinados. Ter filhos, é também criá-los, amá-los, educá-los e orientá-los para enfrentar este mundo cão que aí está, mergulhado nas drogas, na aberração sexual, no crime e na violência.
Quem tem filhos e os prepara para a vida, tornam-se heróis.

PLANTAR UMA ÁRVORE – Qualquer criança de curso primário sabe que precisa de oxigênio para viver. Que esse elemento vem da reação química da luz sobre as folhas verdes na presença da água. Isso chama-se fotossíntese. Para que este milagre aconteça, precisamos dos vegetais. Vamos generalizar, precisamos das árvores. È claro que os fitoplânctons das águas doces e salgadas, também desempenham este papel. Mas as árvores são mais do que isso.
A um pequeno conjunto de árvores, damos o nome de bosque. A um maciço ,chamamos de floresta, todos têm o seu papel no meio ambiente.
A grande vegetação do globo representada pelas florestas, é responsável pelo equilíbrio climático da terra (temperatura, chuvas e ventos, efeito estufa etc.)
As fotos tiradas de satélite nos mostra que o homem, o grande destruidor, vem acabando sistematicamente com essa proteção natural. De toda mata atlântica que existia em todo o Brasil, só restam sete por cento.
As árvores no seu conjunto, formando matas e bosques e capoeiras, constituem o grande equilíbrio hídrico nos mananciais ainda existentes. Dos 100% do líquido de nosso planeta, apenas 1% é de água doce, representada pelas grandes geleiras, lagos e rios.
A RAÇA HUMANA PRECISA TER MUITO CUIDADO...Temos uma bomba relógio em andamento.
As árvores no seu conjunto, formando com suas raízes e troncos verdadeiros emaranhados, força a penetração da água da chuva no solo, realimentando os lençóis freáticos, permitindo o fluxo contínuo, do manancial ao córrego e ao rio grande, ou seja, formando a bacia.
TODOS OS RIOS DO PLANETA estão diminuindo e sendo poluídos, porque o homem impiedosamente está destruindo sua proteção natural, todas as vegetações que constituíam suas matas ciliares. É por isso que cientistas ambientais de todo mundo prognosticam um futuro não muito bom para nosso planeta. O grande cientista inglês Steffen Howking, disse que o “futuro da humanidade está fora deste Planeta” porque este está ameaçado.
Plantar uma árvore é antes de tudo um ato de sabedoria, um ato de consciência ambierntal. É fazer como a beija-flor que tentava apagar o fogo da floresta, lembram-se? Você conhece a historia?
Quem planta, uma, duas, quatro, dez, cem árvores torna-se um imortal. Você que ouviu ou leu esta crônica, já cumpriu sua missão?


Obs:Esta crônica foi escrita 1985 baseado na frase de um autor desconhecido. Esta publicação no Recanto é para homenagear O livro, A família e a árvore.