RIO, CAPITAL DA CULTURA

MENTIRA

No outro dia vi na televisão, uma reportagem que mostrava, três crianças, de Nova Iguaçu, que foram pela primeira vez ao teatro. A chamada na tv, parecia que era a coisa mais incrível do mundo.

Eu na hora, me vi menina, morando lá em Nova Iguaçu, não sonhava em ir ao teatro, mas em fazer teatro. Dentro de mim, questionava, como vou fazer para ser uma atriz? olhava ao meu redor e via um lugar sem nenhum tipo de espaço para a criação dos espetáculos. As pessoas eram felizes em namorar, casar, ter filhos, passear em volta da praça, muitas encontravam uma janela na religião, os dias de domingo eram animados, com as pessoas saindo com as melhores roupas, para louvar seu Deus. Isso era pouco pra mim.

Descobri o Teatro Arcadia, no Centro de Nova Iguaçu, lá eu fui feliz, atuei, dancei, cantei, mas o público era pouco, os recursos menores ainda, eu queria mais, mudei de casa e de Cidade, Rio de Janeiro, Teatro de Bolso do Leblom, Cawel, e muitos outros... Sabe quantos desses ainda existem? poucos bem poucos.

Muitas vezes fui ao Teatro Municipal, como aluna da Escola de Música Villa-Lobos, ganhávamos ingressos para alguns espetáculos, e cansei de ver belos recitais com um público mínimo.

Espetáculos teatrais como Ai Vem o dilúvio, lindo musical! vi duas vezes, uma no Teatro Carlos Gomes, aqui no Rio, e a outra em São Paulo, sempre com casa lotada,e mesmo assim, soube que esse espetáculo teve sérios problemas financeiros. Ou seja a conta nunca bate.

Se um músico erudito, não trabalhar no teatro municipal, vai trabalhar onde? conheço ex-músico do teatro municipal, que nunca mais pode viver da música, no Rio. Um cantor lírico, ao terminar seu curso, vai trabalhar onde?

A Orquestra Sinfônica Brasileira, até bem pouco tempo, estava quase terminando, por falta de tudo. (senti uma vontade de chorar, ao ver aqueles seres iluminados, que fazem uma música divina, ali sem salários, sem local para ensaiar...Que bela capital da cultural!!!

Um ator, se não tiver na novela da tv, vai atuar onde? Quem vai ao teatro ver o atores sem fama?

Nossos museus... quem os visita?

Sim, temos um pequeno público, que se reveza entre os teatros e os shows, quase sabemos seus nomes. A grande parte da população, nunca foi ao teatro, e se tiver um espetáculo de graça, não vai, porque ir ao teatro é questão de habito, é o mesmo que ler, é preciso aprender na escola o prazer de ler um bom texto,( lido e encenado).

Mas isso faz as pessoas questionarem, desperta o senso crítico. É perigoso. Povo que lê, que questiona, sabe escolher, isso não interessa ao poder desse país, ha muito tempo...

Pode ser que um dia o Rio tenha sido a capital cultural desse país, mas isso já faz muito tempo...Bota tempo nisso...

Nos anos oitenta, São Paulo estava anos luz a frente, em temos de cultura, em relação ao Rio, vi belos espetáculo, exposições e shows, por lá, trabalhei muito, conheci muitas cidades do interior paulista com teatros maravilhosos, Garça, Taubaté, e outras que no momento não lembro, Minas Gerais também tinha ótimos teatros, Uberlandia, Monte Alto, Ituiutaba...

Eu pergunto, tirando a Zona Sul, o Centro e agora a Barra, onde mais temos bons teatros?

Isso é para os nossos políticos reverem essas leis de incentivo a cultura, tanto a do Rio quanto a de Brasilia, parecem piadas para com os artista, que como eu, se iludem e fazem projetos. Eles têm o prazer sádico, de aprovar o projeto, publicar no diário oficial, mandar abrir conta no banco, liberar não sei quantas UFIS, e no final nos diz, agora é só encontrar o patrocinador, e bom espetáculo!

Vamos de pires nas mãos, implorar pela esmola, para montarmos nossos espetáculos, ai então descobrimos que na maioria das empresas, seus donos não querem o governo checando seus documentos. Eles até são capazes de oferecer alguma ajuda, quando gostam do trabalho, mas por fora, nada de lei da cultura.

Aqui no Rio, a Rioartes, nos dá um diploma, que nos concede o incentivo, mas a peregrinação é a mesma, e o resultado o mesmo.

Como alguém ainda tem coragem de viver de cultura no Rio? Eu não sei, bato palmas e digo, esses caras são uns heróis, ou muito ricos e pagam para trabalhar.

Mas também um país, que ainda, falta: esgoto, remédio, escola, comida, para tanta gente... Falar de livros, teatro, música erudita...

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 22/09/2010
Reeditado em 09/10/2010
Código do texto: T2512794