HISTÓRIA DE UM DELINQUENTE - 10 parágrafos

Desde quando ele mamava já fazia muitas travessuras deixando a própria mãe,  e pessoas, admiradas com sua maneira de levar a vida. Seus parentes fitavam-no desconfiados, achando que talvez ele tivesse a mentalidade atrasada ou adiantada dos demais.
Quando cresceu, o que ele mais gostava de fazer era subir nos telhados das casas da vizinhança, sem se importar com os perigos que aquilo podia acarretar.
Em razão das residências próximas da qual ele morava serem praticamente emendadas, ele corria, as vezes com muita velocidade de um para outro prédio. Seu equilíbrio era tal que, mesmo correndo nas beiradas, não se despencava.
Algumas vezes ele chegou a derrubar telhas que se encontravam mal colocadas, mas ainda assim ele não caía.
Ele gostava de fazer xixi onde se encontrava. Ficava encantado ao ver ao a correnteza de seu xixi escorrendo pelas calhas.
Mas um dia ele acabou caindo de uma altura de três metros. Tal fato aconteceu em razão de um outro peralta, com quem não simpatizava, subir no mesmo telhado em que ele estava, e por algum motivo iniciaram uma briga, advindo daquilo um movimento descontrolado a ponto do delinqüente se projetar no espaço, vindo a cair. Mas por incrível que pareça ele não se feriu. Até parecia que tinha mola nas pernas e treinamento para cair em pé.
Ele gostava de passar correndo, atravessando a rua para a outra calçada, justamente quando algum veículo vinha pela via. Parecia ter prazer em desafiar os motoristas, que buzinavam assustados, quando ele fazia aquelas travessias arriscadas.
Depois de grande, ainda fazendo muitas peraltagens, ao anoitecer de um dia, ao atravessar na frente de um motoqueiro este veio atingi-lo. O delinqüente ainda saiu correndo, porém a batida estourara seus pulmões, gerando uma forte hemorragia, e em instantes, sem que houvesse tempo de lhe ser prestado os devidos socorros, ele faleceu.
Todos da casa tiveram uma grande tristeza pela sua morte!

Oh! tempo que vai passando!
E tudo se torna ausente
É grande minha saudade
do gatinho delinquente!