DO NADA PODE SURGIR TUDO

A cerca de 2000 anos o poeta romano Lucrécio escreveu, “ Do nada não pode sair nada”. Mas agora sabemos que do nada pode surgir tudo, matéria, energia, espaço, tempo e até a ordem das coisas. Quando procuramos explicar o universo percebemos que a luz da ciência a fé religiosa perde sentido. Quanto mais pesquisamos e tentamos explicar o nascimento do universo, a vida e as leis que regulam tudo isso mais nos deparamos com mistérios até agora insolúveis ao tentarmos recuar ao inicio desse processo. Aqui, ciência e religião colocam-se no mesmo dilema. De onde surgiu tudo? A religião em muitos países encontra-se em franco retrocesso. Continuamos buscando um sentido para a vida, mas paradoxalmente é um ramo da ciência que estimula a que continuemos nessa busca. Refiro-me ao ramo da ciência dedicada a física quântica empenhada em buscar respostas para questões básicas. Como nasceu o universo ou como ele surgiu. Não é possível crer que um Deus tivesse gerado o Big Bang, posto que isso hoje parece definitivamente provado. Ele teria que esperar 15 bilhões de anos para observar sua obra completa? E onde estaria ele antes da explosão. Teria ele criado a si mesmo a partir do nada? Não faz nenhum sentido. A ciência não desfruta de muita simpatia perante as religiões ao estabelecer que o homem não é o centro de tudo e que a luz e as estrelas, não surgiram num passe de mágica para agradar ao homem. Aliás, o homem surgiu ao final de 15 bilhões de anos. Da explosão que gerou o universo que continua se expandindo chega-nos ainda o calor gerado por uma explosão cuja magnitude ainda não pode ser calculada. Embora este calor seja de 4 graus acima do zero absoluto ou seja, (273° negativos). No estado de singularidade assim chamado pelos cientistas, como o estado anterior a explosão não existia nada, era o nada absoluto. Não existia o espaço nem o tempo. Mas foi exatamente daí que surgiu o Big Bang. Mesmo entre os cientistas, durante anos se discutiu como foi possível de uma explosão surgir tudo o que nos cerca de uma forma absolutamente organizada. Muitos pesquisadores acreditam que desde o primeiro momento as questões que estabelecem as coisas como elas são e não de outra forma, criam uma desconfiança. Quem ou o que decidiu assim? O ponto de partida para entender tudo isso está na física quântica. Muitas pessoas ainda tem uma idéia errônea sobre o Big Bang. Acredita-se que havia uma porção ínfima de matéria extremamente comprimida e que existia por toda a eternidade num pequeno pedaço de vazio ilimitado. Os pesquisadores pensam diferente. Levando a sério o estado de singularidade tanto o espaço vazio quanto o tempo, não existiam, surgiram do nada no momento do Big Bang. É assim por mais complicado que seja entender. Fica claro que no momento do Big Bang, matéria e energia foram distribuídos de maneira uniforme. Tudo nasceu no mesmo momento e com a mesma força. Mas em toda essa regularidade havia uma dose de diversidade, dai surgiram os sistemas e as galáxias. Sim parece tudo fruto de um plano completo e ordenado fundido no momento da explosão. Mas quem planejou? Qualquer pequena distorção para menos ou para mais, como exemplo a gravitação, causaria uma catástrofe pormenor que fosse. 2011 pode representar um marco para elucidação de vários dos mistérios que nos rodeiam. Os cientistas terão que responder a uma questão. Porque em estado de morte, não perdemos a consciência? Isto está amplamente comprovado e já foi motivo de uma crônica que escrevi. Seguramente há algo além da vida. Não se sabe ainda sua duração, posto que estas pessoas foram ressuscitadas. Mas as chances de que seja em definitivo são bastante grandes. Isto irá forçar um novo caminho para as pesquisas. Um caminho que nos permita entender como se comporta o mundo dos anti-átomos e anti-particulas e porque estas giram ao contrário. Creio que ao conseguirmos explicar isso, teremos acesso à informações até agora impossíveis e finalmente possamos entender Deus ou o que seja que esteja por tas de tudo. Ou será que Deus também nasceu junto com o Big Bang?

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 12/09/2010
Código do texto: T2494078
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.