O pão nosso de cada dia

Milenar, o pão é alimento que o homem conhece. Ninguém poderá afirmar que cereal deu origem. Mas sabe-se que como o vinho e a cerveja, aconteceram por um feliz acaso na vida do homem.

Segundo os entendidos, quando o homem ainda morava em cavernas, uma mistura de trigo e água servia como alimento.

Esquecida a mistura num canto, os primitivos encontraram uma massa diferente, com sabor e bem dura. A levedura havia transformado a primária gororoba em alimento diverso, fermentado naturalmente.

De imediato, passou a integrar a alimentação dos nossos ancestrais. Descobriram que se pusessem ou pedaço do pão antigo ao feito outra vez, estava descoberto um novo alimento. Forte e bom, misturavam com produtos da caça.

Não podemos duvidar do fato. Até hoje estamos vivos, graças ao pão e frutas, sem deixar de lado a carne, hoje vista com maus olhos pelos cardiologistas, principalmente.

Enfim, a alimentação era primária. É verdade que os primitivos pouco tempo tinham de vida. Remédios, caso existissem, eram ervas desconhecidas. E aqui estamos nós, graças ao pão, aos animais caçados e os benditos vinhos.

Não faço troça com assunto sério, mas tudo indica que somos sim, produtos do pão e vinho.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 10/09/2010
Código do texto: T2489778
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.