MARKETING

Uma palavrinha que não possui uma tradução direta para o português. Poderíamos chamá-la a grosso modo de Mercadologia? Não importa! Mas desta palavra depende o sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento empresarial. Ao contrário do que alguns pensam o Marketing não é uma ciência exata justamente por depender de variáveis distintas. Mas o que vem a ser isso? Existem ao longo da história inúmeros casos de sucesso e de fracassos. Não importa o seu ramo de negócios. Esta palavra fará parte da vida ou morte da empresa. Estabelecer uma estratégia eficiente requer conhecimento e análises de todas as variáveis envolvidas. Você tem um produto e não está conseguindo aumentar a sua fatia no mercado. Por quê? Inicialmente você precisa avaliar o próprio produto. Até que ponto ele é confiável? Quem são os concorrentes? Qual a fatia do mercado que lhe toca? Quem são os seus consumidores? Qual a faixa etária? Qual a classe social? A publicidade está atingindo seus objetivos? São apenas alguns exemplos. Qualquer projeto de Marketing precisa cumprir objetivos básicos. 1- Pesquisa, 2- Planejamento, 3- Estratégia, 4- Execução, 5- Avaliação. As vezes uma solução simples, pode trazer resultados. Em certa ocasião! Fui consultado por um lojista, (camisaria) cujo estabelecimento estava em concordata. Por tratar-se de uma loja comercial em uma cidade pequena, não havia muito o que pesquisar, mesmo porque em concordata, não dispunha de grandes recursos financeiros. Analisei as variáveis possíveis. Só algo com um forte impacto poderia dar algum resultado. Era quase meio de estação. Uma liquidação? Mas como? Liguei para o cliente e perguntei. – Você tem pontas de estoque que possam ser vendidas com até 50% de desconto? Diante da afirmação positiva, estabeleci uma estratégia. Criei um anúncio de 30 segundos na televisão, que mostrava apenas um relógio e o único som era o tic-tac. Ao final do anúncio o despertador tocava. Deixei durante uma semana. Percebi os comentários na cidade. A maioria imaginava ma novela nova.

Outros imaginavam o lançamento de alguma novidade mirabolante. Terminada esta etapa, lancei o comercial que dava conta de uma liquidação fora de hora com descontos de até 50%. A reposta foi imediata. No segundo dia da campanha ele me ligou. Havia vendedores atendendo até na calçada da loja. Ao final de 30 dias ele me procurou. – Vamos deixar por mais tempo. Está dando ótimo resultado e a novidade é que saí da concordata. A partir deste momento foi mais fácil trabalhar estratégias futuras e consolidar a posição da loja. Nesta época eu atendia uma grande loja de departamentos ligada a uma indústria local. Eu tinha para este cliente um calendário anual de promoções. Isto me permitia ter a campanha pronta com 30 dias de antecedência. Durante um mês de Junho, as vendas caíram assustadoramente, sem uma explicação lógica. Não conseguimos detectar um motivo plausível. O logotipo da loja era o mesmo da fábrica. Então lancei cartazes em toda a cidade anunciando que marca (X) iria mudar de cor. Ao pé em letras miúdas dizia: só para você ganhar um brinde. Um diretor da fábrica que não leu todo o cartaz, me xingou alegando que eu estava mexendo no logotipo da empresa. Depois das explicações convenceu-se e tocamos o barco. Na loja colocamos uma urna com logotipos vermelhos e azuis, ( a cor original) . Ao comprar o cliente ganhava o direito de pescar um logotipo. Se saísse vermelho ganhava uma camiseta. O sucesso foi imediato. O diretor da loja me ligou, pedindo para fotografar. A loja estava lotada e ele então sugeriu que eu colocasse a promoção no calendário.

CONTINUA

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 07/09/2010
Código do texto: T2483431
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.