Lição da Mestra...

Numa agradável aula de História da Língua Portuguesa, minha professora, que apesar do doutorado, livros publicados e idiomas fluêntes, continua mortal, disse-me uma frase que tocou minha alma profundamente e banhou-me de um líquido desconhecido ( por mim) até então. Não era uma frase de sua autoria, mas todo o sentido construído naquele momento foi criado por aquela mulher que eu já tanto admirava.

Ao falar-lhe do medo que sentia quando estava diante dos Monstros renomados da Linguística- Salve! Salve!... Que minhas mãos suavam e escorriam como lágrimas de uma face atormentada, com olhos avermelhados, taquicardia e tremores nas pernas. Ela olhou-me calmamente e, com um sorriso irônico, aconselhou-me: “- Pise nos Astros distraída”, foi exatamente essa frase que a professora, Nelly Carvalho, disse-me. Passei o dia pensando e repetindo-a para que entrasse em minha corrente sanguínea, necessitava desse líquido que sempre esteve tão distante de mim: a coragem, desejava desesperadamente uma transfusão de coragem...

Hoje, diante dos imortais cientistas, artistas, escritores... eu repito silenciosamente o ensinamento, calço percatas de seda, visto um sorriso ingênuo e PISO... Sem medo do peso do meu medo e de minha ignorância... eu PISO.

A mim, ela ensinou muito mais do que História da Língua, Empréstimos Linguísticos e Discurso Publicitário, ensinou-me a acreditar em minha história e emprestar solidariedade e ousadia para os que continuam adormecidos no leito do medo, e ainda tremem com os Astros do mundo. Orientou não apenas minha monografia e dissertação, deixou-me (e deixa-me) orientações de vida...

Sua voz ecoa sempre que me deparo com um bambambã, e como acordes de uma violão, me acalma. De repente, sinto-me não mais uma "Estrela Decadente", mas também um "Astro" nessa Via Láctea (ainda pequenino, mas: Um Astro).