BRASIL PIRATA

Tenho um amigo na cidade que possui uma loja de discos. Outro dia estávamos tomando uma cerveja e lhe perguntei se a pirataria afetava seus negócios. – Não! Respondeu – Meus clientes são sempre os mesmos. Gente que pode pagar pelo produto original e faz questão disso. Na verdade as pessoas que compram CD´S piratas, são aquelas que não tem condições de pagar os altos preços do mercado. Ontem aluguei um DVD, um farwestão que fazia tempo não assistia. Disco original. Ao clicar ali no botão que inicia o filme, surpresa, tive que assistir uma sequencia de 6 anúncios contra a pirataria. Lá pelas tantas, travou. Tentei várias vezes sem resultado. Tentei avançar selecionando pelas cenas, surpresa! Ao invés disso o filme voltava para o inicio e lá vinha novamente os 6 malditos anúncios. Resultado. Devolvi para a locadora sem ver o filme. Existe uma guerra contra a pirataria que na minha opinião seria facilmente solucionada se houvesse um critério ou uma lei que obrigasse as fábricas a baixar o preço dos produtos, isto aplica-se a vários itens, como tênis de grife que chegam a custar o absurdo de R$ 600,00 ou mais. Há algum tempo paguei R$ 27.00 por um par de tênis, que durou tanto que joguei fora ainda em condições de uso. Não era produto pirata. Apenas de uma pequena fábrica. Na área do software então a coisa complica. Neste setor até mesmo os piratas perderam mercado por causa dos programas de compartilhamento de arquivos, entre os quais o Emule, continua sendo imbatível. Baixa qualquer coisa, já com os famosos Craker´s. Um pequeno bureau de serviços, não tem como suportar os altos custos dos programas de computador. Geralmente são entregues em caixas sofisticadas com imensos manuais que não servem pra nada. A Xara inglesa de certa forma vem obtendo resultados que combatem a pirataria sem fazer alarde. Seu produto chave o Xtremedesign, concorrente do famigerado CorelDraw, faz a mesma coisa e muito mais pelo preço de U$ 349,00 completo com CD´S adicionais de arquivos clip-art e manual incluso. Isto custa 1/3 do preço da concorrência. Mas o produto disponível para download custa somente U$ 49.00. Naturalmente só o programa, sem manuais como fazem os piratas. Isto é um preço suportável pelo produto original. Você dispõe ainda de todo o suporte online. Este é um exemplo que deveria ser seguido. Depois que conheci este programa joguei o Corel no lixo. Sem falar que as versões anteriores abrem ao contrário do Corel, os arquivos criados na nova versão. A Europa já se deu conta disso e lá não é o Corel o produto mais popular entre os designers e editores gráficos. Por aqui, as gráficas e bureaus de serviços obrigam-se a manter versões atualizadas do Corel, porque os nossos designers não se dão ao trabalho de pesquisar alternativas. Na área dos discos musicais a alegação de investimentos na produção e divulgação do produto, não procede. As emissoras de FM são responsáveis pela divulgação gratuita do produto. Todos nós sabemos que o grande filão dos artistas vem dos shows e não da merreca que sobra como direitos autorais. Os anúncios contra a pirataria são mentirosos. Os CDS piratas tocam ou travam. Isto acontece com o produto original também. E a história de que danificam o equipamento, não passa de outra mentira. Os artistas não estão nem aí, para a pirataria. Tempos atrás o Eminem foi um dos artistas mais pirateados ou copiados via emule e outros, mas foi também campeão absoluto de vendas.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 28/08/2010
Código do texto: T2464271
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.