BASTA DE VIOLÊNCIA EM BRASÍLIA*

Ontem, dia 25 de agosto de 2010 fiz uma crônica com o título “Brasília é aterrorizada pela violência”, hoje saiu no jornal local de maior circulação (Correio Brasiliense) a matéria “Só metade do contingente da PM faz ronda. Por dia, 2,6 mil estão nas ruas”, de autoria de Ariadne Sakkis e Saulo Araújo. Na qual consta que a Polícia Militar do Distrito Federal tem cerca de 14 mil homens, porém apenas metade desse percentual trabalham nas ruas.

Indago vocês: se os especialistas em segurança pública afirmam que o efetivo atual da PMDF é suficiente para cobrir todas as regiões administrativas do Distrito Federal e não o fazem por não terem policiais que atuam diretamente nas ruas, ou seja, estão desviados da função fim. Então, por que nossas autoridades não resolvem esse grande problema?

Ao andarmos durante a noite no Plano Piloto quase sempre encontramos policiais dos Batalhões de Trânsito realizando blitz de rotina e com o uso do bafômetro. Porém, verificamos também um grande número de moradores de rua e viciados em drogas como o crack, merla, álcool ou outro produto ilícito. Por que as autoridades não tomam as devidas providências para coibir ou solucionar essa situação dramática? Será que é por causa de morarem em locais mais seguros e possuírem seguranças armados?

Portanto, se vários especialistas alertaram quanto ao pequeno número de policiais militares nas ruas ser a explicação para tanta violência. Por que não os reconduzem aos quartéis e criam novos concursos para suprir a demanda que eles estão cobrindo? Pois, caso continue como está, aumentará cada vez mais a descrença dos cidadãos de bem com as policiais, com as autoridades, com os políticos e quem mais ganhará com isso são os bandidos.

* Rogério da Silveira Corrêa

Membro da ACEIB - DF

http://aceib-gremioliterario-df.blogspot.com/ ou http://rogerioscorrea.blogspot.com