BRASÍLIA É ATERRORIZADA PELA VIOLÊNCIA *

Sou mineiro, porém estou aqui desde o início de 1990, e posso afirmar que o Distrito Federal mudou muito. Antes não tinham muitas das cidades satélites como: Recanto das Emas; Riacho Fundo I e II; Sobradinho II; Vicente Pires; Águas Claras; Samambaia tinha sido criada há pouco; dentre muitas outras quadras. Naquela época violência era coisa de cidade satélite, não do Plano Piloto, pois tinham um falso status.

Para quem não conhece Brasília o Plano Piloto tem o formato aproximado de um avião, ele é cortado de Norte a Sul, de uma ponta da Asa Norte até a outra na Asa Sul, pelo Eixão que é uma grande avenida que tem como função a circulação de veículos. Por ser uma área nobre é abrigar o Palácio do Planalto, Ministérios, altas autarquias, embaixadas, Senado Federal, Congresso Nacional, e muitas outras instituições. O metro quadrado é um dos mais caros do país, segundo informações da Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios – PDAD/2004, a média de renda familiar dos residentes do Plano Piloto (Brasília) era de 19 salários mínimos naquela época, imaginem hoje.

Contudo, nos últimos anos virou uma cidade perigosa e tem saído com freqüência em matérias de jornais que o Plano Piloto (Brasília) superou as cidades satélites em número de roubos. Indago vocês, se na capital do país está assim imaginem nas outras localidades que o número de policiais por habitante é bem menor? Não podem falar que os policiais daqui não são bem remunerados. Uma vez que, no último concurso da PM-RJ/2010, o soldado ganhará o salário inicial de R$ 1.050,00 fora as gratificações, porém no derradeiro concurso para soldado PM-DF ocorrido em 2009, o salário inicial variava de R$ 3.072,51 a R$ 4.056,59. Concordo que policiais devem ganhar bem e serem qualificados. Porém, vêem em minha mente sobre o que está faltando ser feito aqui na capital para se ter segurança? Se for número reduzido de policiais deveria abrir novos concursos com esse fim? Sei de um fato, que as autoridades competentes devem tomar medidas enérgicas para coibir essa violência que tanto nos apavora.

Caso busquemos alguém para colocarmos a culpa encontraremos vários, entretanto não resolve o problema. Segundo alguns especialistas os bandidos migraram para Brasília em decorrência dos altos salários; também por falta de cuidado dos moradores com a segurança pessoal; por ter um número crescente de moradores de rua; pelo aumento do uso de drogas (crack e merla) que estão ligados aos pequenos delitos para o seu uso, dentre outros.

Aumentou inclusive o índice de assaltos a pessoas que caminham pelas ruas, nas lojas das comerciais, o número de roubos a mão armada e seqüestros relâmpagos. Podemos observar nas residenciais o aumento das grades, segurança eletrônica, cercas eletrificadas e a seguranças, ou seja, estão buscando fazer o que o estado não faz e consta da Constituição em seu “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.

Concluo com mais outra pergunta: por não termos respostas simples quanto ao aumento da violência e não encontrarmos soluções em curto prazo o que nós cidadãos de bem devemos fazer já que pagamos tantos impostos e as autoridades não estão tomando medidas capazes de solucionar o aumento dos delitos?

* Rogério da Silveira Corrêa

Membro da ACEIB - DF

http://aceib-gremioliterario-df.blogspot.com/ ou http://rogerioscorrea.blogspot.com