O Complexo Oriente e o Ocidente estressado

De tão complexo, para nós, o oriente ainda está distante, no Nepal, no Himalaia, difícil de subir até lá em cima. Sua filosofia, transcendente, supera as alturas das montanhas geladas.

Cantando mantras, alguém está subindo aquelas montanhas, neste momento, enquanto estaciono o carro apressado para chegar a tempo na reunião da diretoria do Clube Associativo Para o Crescimento da Bolsa de Valores, estressado, calculo as ações e as revendo no mercado por um preço adulterado, crescendo, assim, minhas poupanças.

Enquanto alguém no oriente medita, eu compro e vendo, só. E consumo também. E também consumo, consumo, sonhos e pesadelos, contas a pagar. Cartão de crédito, cheques e duplicatas, abonos e aceites, minha vida está computada num chip e em dia com os impostos devidos. Entendeu, nem eu.

Enquanto alguém, entendeu, não eu, não vende não compra, eu, só, compro e vendo, revendo, recebo, pago, registro, anoto, declaro, claro, os rendimentos, e legais, muito bom, o lucro.

Contas na Suiça, paraisos fiscais, fico meditando, quanto ganharei com tudo isto... não acabou não, ainda tem os desvios de verba, propinas, acertos por fora, clandestinos, tudo em nome da receita, benesses que preciso, para aumentar minha $abedoria, inteligência, perspicácia, não acabou ainda não, tem a aceitação popular, o carisma, a fama, o poder, posso tudo, possuo tudo.

Compro tudo, vendo e revendo, só vendo. Entre estes dois mundos com seres iguais porém muito diferentes, circula um misticismo exacerbado, descrente, de que tudo se compra ou vende, por um preço muito alto, valores estratosféricos, desproporcionais ao nosso tempo de vida neste planeta, habitado por tantos semideuses e estressados.

florencio mendonça
Enviado por florencio mendonça em 17/08/2010
Reeditado em 17/07/2018
Código do texto: T2443515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.