O EGÓLATRA

(Pode existir um ao nosso lado, ou até, dentro de cada um de nós)

Disse alguém: o homem foi feito para adorar a Deus. Se não adorar o verdadeiro, certamente adorará o falso.

Alguns, no entanto, preferem adorar a si próprios. Colocam-se como superiores. Olham-se no espelho e enxergam o retrato de Deus.

Quando falam de Deus, visam ao marketing. Não se convertem, aderem. À Palavra não vivem. Usam-na como esconderijo de malévolos intentos. Propagam-na de cor. Mostram empolgação de ator no falar.

Apresentam-se como filhos da Luz. Agem nas sombras, como filhos das trevas. Há momentos que parecem brilhar mais do que as estrelas; assemelham-se ao sol. De raios fulgurantes se revestem.

Cobrem-se de auto-elogios. Atribuem-se os louros da vitória. Nas críticas aos outros são pródigos.

Compram “parceiros”, não os conquistam com idéias e sonhos. Aliam-se, até com os desafetos.

Usam a força e o poder do cargo para se imporem como líderes.

Aos incautos, colocam-se como vítimas da inveja e da perseguição.

Atributos como onisciência, onipotência e onipresença, exclusivamente divinos são por eles assumidos.

Sejam sepultados esses deuses que reinam por aí, quem sabe até, dentro de nós.