Gaúchos Caminhoneiros

Numa época não muito remota, quando a mídia ainda dava mais ênfase ao lado negativo das coisas, como a seca, a fome e a miséria do Nordeste, foram os caminhoneiros gaúchos que divulgaram a outra realidade, como a beleza de nossas praias e o lado afetivo dos irmãos nordestinos. Contribuíram também com essa divulgação os funcionários do Banco do Brasil, que vieram do sul e se encantaram com as nossas belezas naturais. Alguns colegas gaúchos com quem trabalhei pelo interior da nossa Alagoas não dispensavam os finais de semana em Maceió, atraídos pelos encantos do litoral.

Aquela imagem de uma sertaneja da região do São Francisco, do município de Cabrobó, conduzindo um pote d’água na cabeça, depois de alguns quilômetros a pé, mostrada por um repórter da Globo, deu lugar ao progresso daquela região, graças aos exitosos projetos de irrigação. Agora o verde impera em todo o nosso sertão, onde antes havia seca e vegetação devastada. E, a partir de Salvador até Fortaleza, o nosso litoral vem sendo amplamente divulgado, favorecendo o incremento do turismo. Não só os caminhoneiros, mas também a mídia mostram agora a outra face da moeda. E muitos dos gaúchos que para aqui vieram por dever de ofício preferiram aqui ficar mesmo depois de aposentados. Fincaram suas bases em nosso Nordeste, trazendo para nós o hábito de um bom churrasco e seu tradicional chimarrão.

Aos gaúchos caminhoneiros, pioneiros na divulgação do Nordeste, erguemos o nosso troféu.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 28/07/2010
Código do texto: T2403879
Classificação de conteúdo: seguro