A Educação no Brasil

O resultado do Enem 2009 colocou a escola pública, principalmente, a escola pública estadual em uma condição vergonhosa.O percentual de reprovação foi altíssimo.O ensino público continua ruim,ou para ser preciso: péssimo.E isso não é nenhuma surpresa, ou novidade.Sabemos como essa escolas funcionam,como é o ambiente de uma escola pública.Professores assustados,às vezes incompetentes; alunos sem interesse pelos estudos, muitas vezes, complicados e violentos. O clima estabelecido ali não condiz com um local de aprendizagem. Insultos, agressões, desrespeitos são constantes nas salas de aulas. É, evidente que há as exceções.Vez por outra, aparecem em reportagens, escolas modelos, que conseguiram criar alternativas e construí um ensino de boa qualidade.Esses casos isolados comprovam que é possível uma melhora no quadro educacional do nosso país.Porém, há sempre uma pergunta, por que o ensino público no Brasil não melhora? Por que a educação brasileira é tão problemática assim? Existem várias explicações dos especialistas no assunto, que apontam, desde as questões sócio-econômicas até a inferência política.Essas questões sociológicas requer um debate mais aprofundado, quanto a ” intervenção” política, essa é mais perceptível.São os políticos que mandam em uma boa parte da educação pública brasileira.É no interior, nos municípios que essa situação aparece com mais veemência.Os políticos escolhem os administradores das regionais de educação, como também controlam o procedimento, as práticas pedagógicas dos gestores educacionais. Mesmo quando há votação pela escolha desses gestores.Pois, esses políticos medíocres e oportunistas controlam as comunidades periféricas onde estão localizadas a maiorias das escolas públicas.E o que prevalece é a incompetência.Esse desprezo pelo saber tem custado caro. Os prejuízos para a nossa sociedade é trágico.Recentemente, houve um caso no Rio de Janeiro que chocou o país. Um garoto de onze anos foi vítima fatal de uma bala de fuzil enquanto estudava, na sala de aula.O garoto estava com o lápis a mão quando veio uma bala de um confronto entre policiais e criminosos alvejando a sua cabeça.Um lápis e um garoto dedicado à educação.Certamente que, se esses criminosos tivessem afeição pelo lápis não teriam escolhido o caminho do mal, a vida do crime.No entanto, temos que trabalhar por uma educação de qualidade.O esforço deve ser grande. É preciso vocação, aplicação, seriedade, vontade de levar o conhecimento àqueles que estão sob os cuidados de um verdadeiro educador. Assim , o lápis será um instrumento da construção de um mundo sem confronto.Um lápis.

"NO FUTEBOL, O BRASIL FICOU ENTRE OS 8 MELHORES DO MUNDO E TODOS ESTÃO TRISTES.

NA EDUCAÇÃO É O 85º E NINGUÉM RECLAMA..."

Senador Cristóvam Buarque

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 20/07/2010
Reeditado em 07/06/2017
Código do texto: T2388789
Classificação de conteúdo: seguro