TCHAU, AMOR...

Ela para em frente à farmácia. Ar aflito ao celular:

_Amor, tô aqui na esquina da Droga Nova. Cê tá de moto? Passa aqui na rua. Só pra eu te ver um pouquinho...

Para um instante, cara de desalento.

_ Ah, tá em horário de trabalho? Que pena... Puxa, era só um tchauzinho. Nem precisava parar...

Alguma coisa muda lá do outro lado. Ela se ilumina de repente e grita:

_Tá vindo? Ah, que bom! Tô te esperando, sei... Não vai parar. Tá, só um tchau...

Minutos depois ele passa. Está de moto e capacete. Não para, só diminui. Levanta a mão e acena. Ela quase tem um treco de emoção. Acena também, manda um beijo com a ponta dos dedos. Não dura um segundo, o romântico colóquio gestual. Ele segue, se perde no meio do trânsito. Ela fica meio boba olhando a moto desaparecer. Depois sai toda feliz. Completamente aérea, tropeça nos próprios pés. Vai pra casa, certamente curtir a alegria de tê-lo visto. Ganhou o dia. Ganhou um tchau!

Um tchau! Tudo por um caloroso, maravilhoso, delicioso “tchau”. Esse é o amor. Lindo, irresistível, mágico. Um aceno vale o mundo. Ele passa voando numa moto, levanta a mão. Ela vai ao delírio. Viu o amor de sua vida. Aquele que povoa seu sono, ocupa seus pensamentos, toma conta do seu tempo, reina no seu mundo.

Sintomas de amor... Ah, o amor! Transforma. Revoluciona. Eros enlouquecido virando tudo pelo avesso. Roupa nova, sapato, perfume, espelho. Olhar perdido. Pensamento longe. Prender, atrair, conquistar. Tudo pelo ser amado. Coração a mil. Música, filme, cenas, beijos, histórias. Tudo lembra, tudo remete, tudo converge. Vaidade aflorada. Dentes bonitos, cabelo bem tratado, unhas impecáveis. O renovar do ser, o reviver das ilusões. E ficar rindo à toa, de nada, de tudo e de qualquer coisa.

Tempos depois... O filme rodando... Cadê a mocinha do celular? Cadê o motociclista? Casal comum, lugar comum. Noivaram, casaram, tiveram filhos. A vida? Pura rotina. Ele na cerveja, ela com as amigas. Ele no futebol, ela na novela. Ele grisalho, ela com alguns quilinhos a mais. Já nem se olham, mal se reconhecem. Relação ruída, convivência minada, aparências mantidas. Já não se beijam, nem se abraçam. Quase nem se falam. Cadê assunto? O máximo que fazem é se despedir nas saídas:

_Tchau!

_Tchau!

Tchau? Sim, ainda se dizem tchau. Aquele tchau lá dos tempos da Droga Nova? Aquele tchau incendiado nos calores da paixão? Aquele tchau de frisson e êxtase? Hum... Não... Daquele nem sinal... Literalmente, tchau amor!

__________________****************___________________

Moça,sério eu vou falando

Como gosto de apreciar

Casal idoso se beijando

Namorando de papo pro ar

Não importa a tal de libido

Se nada mais tá "erguido"

O amor,estão a compartilhar!

Não tem nem motocicleta

Pra ela dar uma voltinha

A "coisa" está mais quieta

A dele já "bem cansadinha"

Mas, prevalece o essencial

Com tempo bom ou temporal

Juntos vão dar uma voltinha!

O tempo passa e vai dizendo Tchal!

(Pedrinho Goltara)

(Muito bacana sua interação, Goltara! Agradeço o carinho, tá?)