Copa do Mundo 2010

Não gosto de escrever sobre futebol.

Adoro o esporte, mas não gosto de escrever sobre ele.

Afinal, moro em um país onde a maioria da população se acha técnico de futebol, ou melhor, se acha profundo conhecedor do esporte bretão, por isso, qualquer opinião infundada da minha parte, pode causar polêmicas.

Mas, vou contra a minha vontade, afinal, estamos vivendo uma copa do mundo, portanto, vou discorrer sobre o assunto.

Ninguém pode negar que o ano começou empolgante, o Barcelona, melhor time do mundo, na minha humilde opinião, estava jogando muito e de repente, surge, no Brasil, o Santos, ótimos jogos, lindas jogadas, goleadas históricas.

A comparação era inevitável.

Grandes times, grandes jogadores, grandes espetáculos.

Grandes expectativas.

Afinal é ano de copa do mundo.

Pelo começo empolgante, não havia dúvida, um ano inesquecível para o futebol estava por começar.

Mas, de repente.

Jogaram água no vinho. E muita água.

E acabei de crer que, tudo o que é bom dura pouco, muito pouco, pouquíssimo.

Em um, segundo jogo, terrivelmente retrancado, a Internazionale de Milão, desclassifica o Barcelona da Copa dos Campeões da Europa.

O problema não é a derrota do Barcelona, e sim, a forma como esta ocorreu, onde um futebol ofensivo foi derrotado por um futebol feio, de resultado, onde, até um dos melhores jogadores de ataque do mundo, Samuel Eto’o, jogou de zagueiro, se defendendo, procurando, ao invés de fazer, evitar gols.

Mau presságio.

O mau presságio se confirma com o inicio da copa.

Já chegamos as quartas de finais e desculpem minha sinceridade, não me empolguei, me decepcionei isto sim.

São raros os bons jogos, raríssimos, a maioria medíocre.

A maioria das seleções joga para não tomarem gols ao invés de jogarem para fazerem gols, afinal, neste esporte, salvo engano, ganha quem mais fizer gols.

Ou estou enganado?

Cadê o futebol arte, o futebol ofensivo?

Grandes potências = grandes decepções.

Itália e França mereceram serem desclassificadas na primeira fase, jogaram muito aquém do esperado, times fracos, sem vontade, sem raça, sem espírito de vitória.

Portugal e Inglaterra caíram nas oitavas de finais, apesar de a Inglaterra ter sido prejudicada por um gol legal feito no primeiro tempo por Lampard, gol este que empataria o jogo em 2 a 2 naquele momento, o time não mostrou o futebol que dele se esperava, fez uma primeira fase muito fraca e apesar de ter melhorado um pouco no jogo contra a Alemanha, considerado por mim, o melhor jogo da copa até agora, na fez por merecer a classificação, Portugal, que, na primeira fase goleou o fraquíssimo time da Coréia do Norte por 7 a 1, empatando os demais jogos,todos por zero a zero, também não fez por merecer a vitória contra a Espanha e foi desclassificada de forma justa, apesar de o gol do espanhol Villa ter sido irregular, haja vista ter havido impedimento no lance.

De todas as seleções classificadas para as quartas de finais, Alemanha e Argentina foram as que mostraram melhor futebol, nada anormal, que empolgasse, mas um futebol mais técnico, gostoso de assistir.

O que me entristece é saber que, somente uma destas seleções passará para a próxima fase, mas, com certeza apresentarão um ótimo jogo, talvez o melhor desta copa, superando Alemanha e Inglaterra.

Holanda, Brasil e Espanha jogaram o suficiente para vencerem e se classificarem, não empolgaram, mas, também não decepcionaram.

Quantos aos outros times classificados, são zebras, nenhum apresenta qualquer lampejo de bom futebol, se classificaram e ponto, a meu ver nenhum destes ganhará a copa.

Bem, depois de um ano que começou tão produtivo, tão empolgante com os ótimos jogos de Barcelona e Santos e que caiu tanto de produção com seleções apresentando este futebol burocrático sem emoção, só falta o Paraguai ser campeão com um gol do fraquíssimo Roque Santa Cruz, 1 a 0, no aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Valei-me campeonato paulista, salve espanhol 2009-2010.

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 01/07/2010
Reeditado em 02/07/2010
Código do texto: T2352274
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.