Sou do CISE ou da CRISE?

Os governantes de minha cidade, dentre várias ações filantrópicas, criaram centros de convivência para idosos denominados CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade).

Aplausos efusivos para estes governantes preocupados com a parte já vivida da população.

De minha parte, há muito tenho me questionado. Com que idade uma pessoa vivida deve sentir-se enquadrada como 'de terceira idade'?

Curioso em saber desde quando eu poderia me considerar inserido nesta 'dolente' denominação, efetuei algumas pesquisas que se iniciaram nos longínquos anos 354, mais precisamente no dia 13 de novembro, com o nascimento de Aurelius Augustinus, mais conhecido como SANTO AGOSTINHO; Primogênito do pagão Patrício e da fervorosa cristã Mônica. Criança alegre, buliçosa, entusiasta do jogo, travessa e amante da amizade, não gosta muito de estudar porque os mestres usam métodos agressivos e não são sinceros. Ante os adultos se revela como "um menino de grandes esperanças", com inteligência clara e coração inquieto.

Em sua busca afanosa vive longos anos com ânimo disperso. Vazio de Deus e agarrado pelo pecado, a vontade "sequestrada", errante e peregrina, "enganado e enganador".

Mas, seu coração, sempre aberto à verdade, chega ao encontro da graça pelo caminho da interioridade, apoiado pelas orações de sua mãe, que na infância lhe havia marcado com o sinal da cruz.Em 387, aos 56 anos de idade, perfeitamente agraciada com o que almejava para o filho, falece a fervorosa cristã Mônica, já considerada uma anciã!

Homessa!

Convenhamos, quando então SANTA MÔNICA foi considerada pertencente à terceira idade?

Tenho formação na área de exatas. Considerando que a aludida terceira idade seja então, uma terceira fase na existência de um cidadão. Considerando ainda que cada uma destas fases seja composta equativamente por uma mesma quantidade de anos...

Como SANTA MÔNICA aos 56 anos já era considerada uma anciã, teríamos: 56 : 3 =~ 19. Daí, até os 19 anos ela estaria vivenciando sua primeira idade. Consequentemente, até seus 38 anos ela estaria em sua segunda idade. Então (bingo!), estaria adentrando sua terceira idade aos 39 anos de idade!

Naquela época, um cidadão já era considerado 'da terceira idade' aos 39 anos de idade!

Mas, as coisas evoluíram. Na última estatística apresentada pela imprensa, a expectativa de vida média do cidadão brasileiro subiu para 72 anos (homens...). Retomando as nossas contas: 72 : 3 = 24. Neste caso, nos dias de hoje, até os 24 anos o cidadão masculino é 'enquadrado' como sendo de primeira idade. Sem ser um grande expert nos melindres matemáticos concluímos que até os 48 anos estaria inserido no rol daqueles de segunda idade e, finalmente,estaria adentrando a terceira idade aos 49 anos de idade!

Pasmem! Ainda hoje, ouvi em noticiário, que a expectativa de vida para os habitantes da Costa do Marfim, segundo adversário ferrenho do selecionado brasileiro nesta empolgante COPA DO MUNDO é de 48 anos! Pelas minhas contas, os garotos de 32 anos já estarão adentrando a 'protegida' terceira idade por aquelas bandas!

E me adveio uma dúvida e pergunta que não quer calar. Então, eu com meus bem vividos 6.2, tenho apenas mais 11 anos para desfrutar dos CISES de minha cidade? O que será de mim quando adentrar a quarta idade? Poderei, garbosamente, continuar usufruindo de todos as beneficies que me são outorgadas por minha condição de terceira idade no CISE ou terei que me 'descabelar' e entrar em CRISE?

HICS
Enviado por HICS em 19/06/2010
Código do texto: T2329935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.