50 anos ... E agora?

50 anos... E agora?

De repente é como se eu tivesse acabado de acordar. Um belo dia nos olhamos no espelho e percebemos que estamos aqui há mais tempo do que imaginamos, e a menos tempo do que gostaríamos para nos reconhecer. E assim começou o meu dia.

Acordei, mas me sinto ainda envolta em lençóis e sonhos. Pensamentos do subconsciente. Meu dia. Cinqüenta anos só são comemorados uma vez na vida e ainda há tanto pra organizar, as pessoas a atender ao telefone, a família a ser recebida para o almoço,o antes,o durante, a comemoração, as fotos...

Fotos? Nem me lembre. Nem sei o que estou registrando. Não tive tempo o suficiente para construir uma cena, um rosto, para um álbum de recordação. Nem ainda fiz o café. Até agora só as cortinas foram preguiçosamente abertas.

E o pior de tudo é começar. Tirar os cremes do armário do banheiro, a base corretiva, marcar uma limpeza de pele antes que o salão comece a encher. Fiz tão pouco, mal acordei... será que vai dar tempo?

Só sei que tudo o que foi feito até agora foi devidamente registrado. Fotos, um velho diário, até um vídeo preparado pela família como recordação de cada acontecimento importante. A escola, o emprego, o casamento, os filhos, o casamento dos filhos... Será que faltou alguma coisa?

A melhor hora do dia e ainda nem saí do quarto. Deixarei o baú fechado e chamarei a todos para o café. Hoje é dia de festa e todos devem estar à volta da mesa de uma velha matriarca. Velha? Sabe que ainda não tinha cogitado esse adjetivo?

Lembrei. Falta comprar a coloração para tingir os cabelos brancos. E abrir a porta do quarto. Já ouço um arrastar de chinelos atrás da porta. O dia já começou - Calma! Vovó já vai!

Charlene França 17/06 Texto concorrente ao 4º premio UFF de Literatura