COISA DE FERIADÃO

E o feriadão? Vai fazer o quê? Ah, você já sabe de tudo, não? Consultou o calendário no dia primeiro de janeiro. Vai dizer que não? Sim, você faz isso sempre todo ano. Olha os feriados, faz a programação. Se não faz, precisa rever isso. Porque todo mundo faz. E você quer ser diferente por quê?

Então você já sabe. No dia três de junho de dois mil e dez é feriadão. Dia de Corpus Christi. Para os católicos, celebração da presença real e substancial do dia do Corpo de Cristo. Ruas enfeitadas. Desde a manhã, trabalho artístico requintado: cachos de uva, cálices, pombinhos brancos, velas. Prontinho, o caminho da procissão.

Outra coisa: exposição agropecuária! Nesse mesmo dia, show do Leonardo! Leonardo? O cantor? Sim aquele mesmo, irmão do Leandro... Você vai ao show, né? Já comprou os ingressos há uma eternidade! Carros anunciam nas ruas. Cartazes nos muros. Todo mundo vai. Você também! Senão como é que vai comentar? Vai chegar numa rodinha. Todos vão falar do Leonardo. E você não estava lá!

O sino dobra. Fim de feriado. Será que essa missa vai ser demorada? Ai, o churrasco cansou. A cervejinha desceu redonda. O sonzão ligado o dia inteiro. O dever da missa chama. Confesse, você queria ficar em casa, não é? E o show à noite? Tinha que tirar uma sonequinha pelo menos. Pra ficar disposto na hora que o bicho pegar lá no parque de exposições. Ainda mais que deixou lugar pra mais umas geladas...

Praça lotada, gente contrita (?). Sei não, tá todo mundo com uma cara meio sonolenta. Coisa de resto de feriado mesmo. Ou coisa de quem precisa dormir para o show mais loguinho. Sim porque a cidade inteirinha vai. Você tá achando essa missa meio demorada, fala a verdade... Podiam abreviar um pouquinho esse sermão...

Que é isso? Um burburinho, um ti-ti-ti. Alguém passando mal por aqui? Se for você tem de correr. Nunca deu conta de ver gente passar mal. Passa mal também, não é? É pá, pum! Quando viu já desmaiou. Ué, todo mundo olhando pra trás? Ih, tá acontecendo é atrás de você, meu caro! Vê se descobre! Descobriu, né? É apenas o cantor Leonardo que da sacada do hotel em frente assiste à missa de Corpus Christi! Olha ele lá de bonezinho! E nem adianta querer disfarçar porque todo mundo já descobriu. Tá pensando que o povo é bobo?

E o Corpo de Cristo? Ih, já era! Agora é só o ídolo na sacada. O problema é lá na exposição mais tarde. A plateia vai tá zerada. Com o povo de torcicolo periga de o show ser um fracasso...