PRIMEIRO DE ABRIL

Abre-se a câmera principal no estúdio de televisão, após a técnica ter "soltado" a vinheta de abertura do programa policial (puro sangue).

Um apresentador (anônimo) desconehcido mesmo do público entra em cena no lugar do apresentador titular e lê o seguinte:

BOM DIA!

HOJE É 1º DE ABRIL.

HOJE, POR MAIS INCRÍVEL QUE PAREÇA, NÃO TEREMOS CRIMES PARA EXIBIR NO PROGRAMA.

HOJE TAMBÉM NÃO VAMOS FALAR DE ASSALTOS, DE ESTUPROS OU DE OUTROS DELITOS.

E, POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES: ELES NÃO ACONTECERAM.

TALVEZ, NEM DEVÊSSEMOS APRESENTAR O PROGRAMA HOJE, MAS, A NOSSA EQUIPE, NÃO PÁRA E RESOLVEU TRAZER INFORMAÇÕES, SIM, MAS, INFORMAÇÕES DIFERENTES.

A PRIMEIRA É QUE OS POLICIAIS NÃO FORAM TRABALHAR HOJE.

O COMANDO GERAL DA POLÍCIA DEU FOLGA A TODAS AS TROPAS, JUSTAMENTE POR NÃO TER RISCO DE VIOLÊNCIA NAS RUAS.

A TÃO FALADA SEGURANÇA PÚBLICA, DIREITO DO CIDADÃO, FINALMENTE PODE SER COMPROVADA HOJE.

ALIÁS, UMA INFORMAÇÃO QUE ACABA DE NOS CHEGAR É A DE QUE NAS DELEGACIAS E PRESÍDIOS DA GRANDE NATAL TAMBÉM ESTÁ TUDO SOB CONTRÔLE.

É QUE OS PRESOS, CONSCIENTES DE SEUS DELITOS, RESOLVERAM SE COMPORTAR E QUEREM PAGAR SUAS PENAS ATÉ O FIM E VOLTAREM A SE INTEGRAR À SOCIEDADE.

ATÉ AS FAMÍLIAS DOS DETENTOS PODEM VISITÁ-LOS A QUALQUER HORA E ESTÃO APOIANDO A INICIATIVA.

OUTRA INFORMAÇÃO QUE NOSSA EQUIPE COLHEU É SOBRE OS APOSENTADOS, SOBRE OS IDOSOS DA NOSSA CIDADE.

HOJE, MILAGROSAMENTE, ELES PUDERAM IR AO BANCO, SACARAM SEUS SALÁRIOS E NENHUM SEQUER FOI ASSALTADO.

HOJE TAMBÉM FICAMOS SABENDO QUE DUAS FAMÍLIAS QUE SE ODIAVAM RESOLVERAM ACABAR COM A RIXA E FIZERAM AS PAZES.

VOCÊ QUE ESTÁ ASSISTINDO AO PROGRAMA HOJE DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: ESSE RAPAZ TÁ LOUCO?

OU É PORQUE HOJE É PRIMEIRO DIA ABRIL, DIA DA MENTIRA?

E CADÊ O APRESENTADOR TITULAR?

ENTÃO, EU QUERO LHE DIZER QUE, INFELIZMENTE, AS NOTÍCIAS QUE ACABAMOS DE DAR REALMENTE NÃO SÃO VERDADEIRAS.

BEM QUE GOSTARÍAMOS DE

TRAZER NOTÍCIAS DESSE TIPO TODOS OS DIAS, MAS, ENQUANTO O HOMEM, EM SEU EGOÍSMO, EM SUA TORPEZA, EM SUA FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO ACREDITAR QUE, ROUBANDO, COMETENDO OS MAIS VARIADOS CRIMES E TIRANDO A VIDA DE ALGUÉM, VAI GANHAR A SUA, NÓS QUE FAZEMOS O PROGRAMA ESTAREMOS AQUI, COM ESSA DURA MISSÃO DE TRANSMITIR SOMENTE A VERDADE.

POR ISSO, HOJE É PRIMEIRO DE ABRIL, SIM, MAS, A VIDA CONTINUA E, MESMO SENDO DOCES MENTIRAS O QUE ACABAMOS DE DIZER, “MENTIR É PECADO!”

SENDO ASSIM, PRA FALAR A VERDADE NUA E CRUA...

NO AR, O NOSSO PROGRAMA... COM O SEU APRESENTADOR...

OBS.

Esta crônica foi, na verdade um editorial escrito por mim para um programa policial, apresentado em uma emissora de tv local aqui em minha cidade. A idéia era entar outro apresentador (anônimo) ler o texto acima e, somente no final, dizer o que realmente estava acontecendo.

Aí, finalmente entraria o apresentador titular do programa e seguiria com as notícias reais.

O nome do programa, da emissora e do apresentador foram omitidos nesta crônica por razões óbvias, mas bem que este texto se encaixa em qualquer lugar, afinal, o nosso país está um caos no quesito segurança(Eu diria, Amor ao próximo). Infelizmente.