Santinhos

Hoje foi um grande dia aqui para o Pelarau. Não, eu não ganhei na Sena, quem me dera. Foi algo ainda mais empolgante. Eu entrei numa sala de aula e dei aula. Estranho, uma vez que já tenha dado tantas outras. Mas hoje eu entrei na condição de professor, ou melhor, Professor José Eduardo da Costa Batista Pelarau (piscadinha de olho!!!).

Como disse, já entrei em outras salas e dei aquela aulinha, mas nada demais. Hoje foram duas aulas num 1º ano do Ensino Médio. E me surpreendi, os alunos prestaram atenção em tudo, fizeram todas as atividades, entregaram e nem pediram mais de duas vezes para ir ao banheiro. Eu apenas levantava a minha mão e o silêncio reinava no ambiente. Pedi para que se juntassem para escrever um resumo de um texto que pedi, e nossa, como fiquei surpreso. Não arrastaram as cadeiras, leram o texto e ainda por cima grifaram as palavras-chaves presentes. Foi um aprendizado recíproco, algo inédito a olhos discentes. Até com educação eles pediam as coisas emprestadas. “Por obséquio, poderia me emprestar a borracha?” Foi lindo de ver aquilo. Foi então que...

Abri meus olhos e pela trigésima vez disse a eles: “será que poderiam fazer o favor de se sentarem? Ei! Você, não fale desse jeito. Meu Deus, isso não são horas de ouvir Mp3... Não me interessa se é um Ipod, não é hora para isso. Ei guri, guarde essa revista. Mas que cheiro é esse? Parece, parece... ESMALTE! Tão pensando que isso aqui é salão de beleza, guardem já isso, antes que eu... ô rapaz, saia da janela agora. O que esse caderno está fazendo no chão? Ô seu mocinho, solte o cabelo dela. Eu falei que vocês poderiam conversar baixinho, mas pelo jeito vocês só funcionam ao contrário. É difícil entender quando é para fazer... por que você jogou aquela borracha na cara daquela menina?... é difícil entender quando é para vocês... O que o meu livro de chamada está fazendo aí na tua mesa? Eu já disse, meu nome não é Moisés, é José. E não me interessa se eu sou parecido com o cara que se transforma em camelo no Príncipe do Egito, quero que façam o resumo. Como assim o que é um resumo??? ”

Pois então meus caros, sonhar faz muito bem. O ruim é quando o pesadelo é a realidade.

***

Texto publicado no blog http://blogdopelarau.blogspot.com/

Eduardo Costta
Enviado por Eduardo Costta em 04/05/2010
Código do texto: T2237793
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.