RECADO DE MÃE

Numa tarde de sábado, minha esposa sugeriu-me sem direito a recusa, levar nossa filha caçula para um passeio. Sem dinheiro e disposição espremi minhas idéias, e saímos para fazer o máximo com o mínimo num passeio pelo museu da cidade de Jaú.

Se o seu ânimo para visitar um museu de história é o mesmo que para extrair um dente, não se preocupe, há muita gente no mesmo clube. Entretanto, aquele passeio guardava-me uma surpresa inesquecível sobre o valor das atitudes de uma mãe.

Quando já tínhamos acostumado com o cheiro de mofo, entramos na sala em homenagem ao aviador João Ribeiro de Barros (1900-1947). Ele sonhava voar com seu avião da Europa ao Brasil sem escala. O comandante, ao invés de apoio, encontrou desdém e sabotagens, além da saúde fragilizada pela malária. Não via outra saída a não ser desmontar o avião e voltar ao Brasil.

Naquela sala, entre instrumentos de voo, roupas, jornais e revistas da época, encontrei num canto um telegrama. Era de mãe para filho, de dona Margarida para Ribeiro de Barros. À queima roupa ela disparou as seguintes palavras: "Aviador Barros. Aplaudimos tua atitude. Não desmontes aparelho. Providenciaremos continuação do reide, custe o que custar. Paralisação do reide será fracasso. Asas avião representam Bandeira Brasileira...".

Em 28 de abril de 1927, no hidroavião JAHÚ, num voo só, o aviador e três companheiros deixam a Itália para descerem em águas brasileiras numa viagem inédita de 12 horas.

Com olhos marejados e um nó atravessando a garganta fui preso pela atitude daquela mãe. Ela, que consolou seu filho tantas vezes, escreve resignada aquele telegrama com energia maior que dos motores do hidroavião. Num verdadeiro torpedo, ela ordena que seu filho não recue diante das condições precárias que se encontrava. O desânimo daquele que dela saiu transformou-se em determinação para o voo.

Vi que do ventre de uma mãe saem os filhos, mas de suas atitudes formam-se os heróis. Aquela mãe, com um só ato, edificou ao filho um portal entre o medo e a coragem, entre a vergonha e a glória. E suas palavras ao encontrar seu destino transformaram um desmotivado jovem e sonhador anônimo numa estrela da aviação nacional.