PIB OU FIB?

O PIB mede o produto interno bruto. Isto é, a grana dos impostos, as aplicações financeiras e enfim tudo o que produzimos exportamos ou importamos. Naturalmente refere-se apenas aos números frios e só leva em conta a questão financeira.

Não são levados em conta, tudo aquilo que você faz com seu esforço pessoal. Desta forma, as horas que você dedica como voluntário nas escolas ou em entidades de assistência, não entra no PIB.

Se você preserva uma floresta, mas, não a vende isso também não conta. Dona Maria lava roupa pra fora, mas isso também não interessa ao PIB. Despesas com batidas de carros e despesas com acidentes isso sim é computado.

“A felicidade Interna Bruta é mais importante do que o PIB. Em nosso processo de desenvolvimento, a felicidade precede a prosperidade econômica.” Jigme Singye, rei do Butão, em entrevista ao Financial Times.

A idéia, portanto não é nova, mas um exemplo a ser seguido. Menor do que o Rio de Janeiro, o Butão é um pequeno país encravado na cordilheira do Himalaia e está revolucionando alguns conceitos básicos da vida humana. Coroado rei do Butão em 1972, Jigme Singye Wangchuck, abriu as portas do país para o mundo. Até então só convidados da família real podiam visitá-lo. Ao ser questionado sobre o lento avanço econômico do país, ele afirmou que a felicidade das pessoas é mais importante do que a prosperidade econômica. Porque não seguirmos o exemplo e passarmos a medir a felicidade interna bruta? Certamente o nível de felicidade não é fácil de ser medido, pois depende do grau de felicidade de cada um. Muitas pessoas são felizes com a qualidade de vida que levam, não tendo necessariamente que ser ricas para usufruir de um elevado grau de felicidade. Com a tecnologia de hoje, mede-se tudo, desde a intensidade de furacões às taxas de inflação localizadas.

Não me parece difícil estabelecer uma espécie de escala Richter, para medir os níveis de felicidade segundo conceitos predeterminados. Se a sua felicidade está em viver com os recursos que possui ou no trabalho voluntário, ou se dedica a preservação ambiental, você possui um índice relativo de felicidade. Estes índices não precisam necessariamente excluir o PIB, mas sim serem anexados, passando então a medir o FIB. O brasileiro tem lá fora a imagem de um povo feliz, alegre e acolhedor. Poderíamos a partir daí, fazer da nossa felicidade, um produto de exportação. O Produto Interno Bruto usado por todas as nações do planeta, sempre foi considerado limitado. O PIB é apenas uma fórmula para medir a quantidade total da produção e do consumo de bens e serviços por meio de transações econômicas, pouco importando se a riqueza foi originada por guerras, prostituição ou devastação da natureza. O PIB não mede a degradação do ambiente, o esgotamento dos recursos naturais ou o declínio na qualidade de vida dos cidadãos. É hora pois, de agregarmos ao PIB, fatores como, a saúde do indivíduo, seu tempo livre, a cultura, o desenvolvimento pessoal , a conservação da natureza e outros valores que não os apenas de origem financeira. O primeiro passo foi dado com o índice de Desenvolvimento Humano, (IDH) utilizado pelo programa das nações unidas para o desenvolvimento (PNUD), o IDH, além de incluir a renda per capita de um país, dá destaque a expectativa de vida dos habitantes, ao grau de alfabetização e ao avanço na área educacional.

Será que teremos afinal um índice de Felicidade Interna Bruta?

Esta crônica já havia sido publicada em meu Blog que está meio abandonado. Verificando recentemente encontrei o comentário, transcrito abaixo.

A BUTÃO

Sim, acredito no FIB. E cada vez mais encontro pessoas divulgando esta idéia de um novo paradigma, um novo olhar para nosso dia a dia, muito mais que um novo índice de progresso.

Cliquei em A que revelou o endereço abaixo.

http://felicidadeinternabruta.blogspot.com/

Este Blog revela que no Brasil, já existe um movimento neste sentido. Não sei se meu texto teve alguma participação nisso, mas me sinto feliz por ter de alguma forma colaborado.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 30/04/2010
Código do texto: T2229112
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.