DIA DO INDIO
 
 
19 DE ABRIL É O DIA DO INDIO, data comemorativa, criada em 1943, pelo Presidente Getulio Vargas, através do decreto-lei número 5.540.

 

Gosto muito e acho justo haver UM DIA DO INDIO no Brasil. Uma homenagem a eles.

Os primeiros habitantes do Brasil. Nossos antepassados. Tenho o maior orgulho de todas as nações de índios brasileiros. Cada uma com a sua cultura e características que enriquecem a nossa terra e a todos nós brasileiros.

Fico a imaginar como o Brasil foi lindo antes dos portugueses chegarem aqui.
Você já imaginou?

O Brasil com todo o seu litoral coberto de Mata Atlântica e este litoral nosso azul e puro! Uma terra virgem de pés “civilizados”, civilizados de ambição, de egocentrismo, de rapinagem do ouro e esmeraldas e do pau Brasil!
Um Brasil sem denominação, exceto a sua realidade de ser um paraíso! De ter uma Floresta Amazônica respeitada com árvores milenares, belíssimas e intactas. Onde voavam aves coloridas e de muita diversidade, de cujas espécies, muitas já estão extintas! Dói, não é?!

E um Brasil de fauna riquíssima, quanta coisa nunca saberemos! Quantos animais maravilhosos nunca conheceremos! É doloroso pensar isso, que já existiu um dia.

Um dia em que, quem tomava conta da terra eram os índios. Eles sempre amaram e viveram o belo. Respeitaram a fauna e a flora magnífica do nosso Brasil, como ainda respeitam, cuidam e protegem o habitat. Assim o fazem porque sabem o valor da Terra e da Natureza. Só tiram dela o amor aos bichos, aprendem os segredos das plantas. Eles se irmanam com as águas, com os solos, com as árvores e plantas, com todas as espécies animais. Os índios são a BELEZA da Natureza, sua Mãe que tudo lhes ensina.

Cada nação indígena tem suas características próprias que a diferenciam das nações irmãs. Mas têm um comportamento parecido no âmbito humano.

Protegem e respeitam a criança e o velho.
 
São unidos, e apenas tira da Natureza, só o essencial para o seu alimento. São alegres, nadam nos rios e não o poluem. Brincam. Comemoram a vida.

É exemplo de viver e conviver. Parabéns queridos irmãos!

FELIZ DIA DO INDIO! Parabéns queridos INDIOS do Brasil!