APANHANDO DO TECLADO

Vamos lá! Você está ai sentado olhando pra tela e não sai nada. A inspiração não pintou? Estou esperando. Escreva algo que me toque, que me emocione, que me irrite ou que me faça pensar. Pare, leia um pouco, a internet está ai, tem muita coisa boa e às vezes um testinho inocente e despretensioso, pode gerar uma bela história. Cuidado com a troca de letras. Sei você não é datilografo, mas, quem o é? Os dedos escorregam e às vezes primem duas teclas ao mesmo tempo. Mas o Word corrige. Ele tem a mania de espiar tudo que você escreve e às vezes enche o saco querendo que você mude a frase. Não ligue. Agora mudou a ortografia. Lingüiça não tem mais trema. Mas o Word coloca automaticamente. Todo mundo escrevia lingüiça sem o trema, mas agora estão reclamando a ausência. Tem que mudar o Word. Com c, x, ou ss, eta língua complicada, língua tem trema? Não. Seu burro olha a regra. O trema já era. Mas, qual é o problema, as pessoas vão entender. A linguagem precede a escrita O homem só inventou a escrita muito depois. E daí? Nada? Puxa! Você sabe tanta coisa, conhece tanta história, Conte uma, enfeite um pouco, seja original. Desabafe, faça um texto xingando o governo, todo mundo põe a culpa no governo, até pela falta de inspiração. Sobre corrupção, aí tome cuidado. Tem tanto assunto que quando se der conta terá um livro mais grosso que a bíblia. Ou escreva sobre amor, isso sempre sensibiliza as pessoas. Escreva um conto erótico. Faça uns versos, poesia sempre agrada. E daí? Minta, todo escritor é mentiroso. Poeta é também, mentiroso e enganador, tão bom que engana a si mesmo. Então minta, me engane, use o dicionário de sinônimos. Mas, cuidado tem palavra que ninguém sabe o que significa. Você sabia que “adeivar” é o mesmo que mentir? Como é? Nada? Não espere que o computador o ajude. É uma máquina burra que só entende 0 e 1. Já pensou escrever assim? 00110100010010101001011100101010. Tudo bem. Quem sabe escreva uma música? São só 7 notas, aumente uma oitava aqui, inclua um sustenido ali. O teclado faz música. Baixe um daqueles programinhas que simula um teclado de piano. Não sabe? Tudo bem. Ah!, você prefere escrever a mão. Puxa, depois vai ter que copiar tudo arrastando aquela reguinha, pra não se perder. E daí? Vai escrever duas vezes? Tem um jeito. Escreva com letra de forma depois digitalize, o OCR reconhece e coloca as letrinhas. Mas cuidado as vezes o ê, sai como 6. Não sabe o que é OCR, É inglês, mas significa reconhecimento óptico de caracteres. Em português ROC, Rock? Isso. Escreva um rock. Não, isto é pra inglês e americano, nosso negócio é samba. Sei, você nem sabe batucar um samba. Aquela coisa de 4por4, 3por4, confunde a sua cabeça. Que tal escrever uma crônica? Assunto não falta. É só ligar o rádio ou a tv. Sei vc não gosta de rádio e a tv anda pra lá de banal. Escreva sobre aquela matança de golfinhos na Dinamarca ou foi na Noruega? Mas foi no primeiro mundo. Primeiro mundo? Matando golfinhos? Pode parar! Bem isto não é sobre cultura brasileira, Nós não andamos por aí matando golfinhos. Mas, matamos gente! Bem, gente se mata no mundo inteiro. Não isso já tem na tv todo dia. Os jornais também estão cheios disso. Ciência, é um bom assunto. Tem a descoberta daquele exoplaneta, o que é isso? Sei lá deve ser um planeta fora do sistema solar. Ta legal! Já vi que não sai nada. Hoje você está vazio. Dormiu mal. Passou a noite sonhando bobagens, andou por lugares desconhecidos que só os sonhos conhecem. Bem, então sai daí, Desligue tudo. Não esqueça o modem ligado. Pode chover e cair algum raio e na volta já era. O dia está bonito. Dê uma volta na praça, lá tem árvores e conseqüentemente, pássaros, são inspiradores ou quem sabe aquelas garotas que passeiam com seu cãozinho. Só não vai entrar naquela de pedir o telefone da cachorrinha, você pode ouvir uma reposta que vai acabar com sua inspiração de uma vez. Mulher é sempre motivo de inspiração. Tem aquela morena que outro dia te mandou aquele olhar enigmático. Quem sabe ela está na praça? Hora de resolver o enigma. Se não conseguir, escreva sobre enigmas, que tal o triângulo das bermudas ou um triângulo passional. Se não funcionar, vá para a biblioteca pública. Pegue um bom livro. Leia de cabo a rabo. Garanto que na volta, você senta aqui e sai alguma coisa. Senão, me ponha no lixo e compre um teclado novo.

==========================================================

"A leitura faz o Homem completo. A conversação torna-o ágil. E o escrever leva-o a ser preciso."

Fracis Bacon

"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós mesmos."

Franz Kafka"

Casa sem livro, corpo sem alma."

Cícero

"Um país faz-se com homens e livros"

Monteiro Lobato

"Uma biblioteca deve ser como um par de braços abertos"

Roger Rosenblatt

"Sem a palavra, a condição humana é digna de lástima."

Albert Einstein

"Os livros constituem um mundo melhor dentro do mundo."

Adam Smith

"Ler pode tornar o Homem perigosamente humano."

Guiomar de Grammon

"O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver."

Daniel Pennac

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."

Mário Quintana

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 11/04/2010
Código do texto: T2190826
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.