Velhos Tempos

Vendo uma reportagem no jornal Correio Popular, de Campinas, sobre barbeiros, me lembrei dos meus 10 para 11 anos quando fui ser aprendiz de barbeiro, no salão do Sr. Romeu Mantovanelli.

O Sr. Romeu era um bom barbeiro e que já tinha com ele, fazendo barbas, o Sr. José Pádua. Fiquei lá alguns meses até perceber que eu não tinha vocação para aquele ofício, quando parti para outra coisa. Mas dali guardo boas recordações como as opiniões de dois senhores, um português e o outro italiano.

O português abria o jornal e dizia sobre algum fato que chamava sua atenção: “Isto não teria acontecido se o Brasil não estivesse infestado de Intalianos polenteiros que nada fazem de bom pelo país. Apenas vieram para cá enganar e viver de papo para o ar”. Então o italiano retrucava: “Se o Brasil tivesse sido descoberto por outra raça este pais seria o paraíso”.

E a discussão ia longe. Era preciso que o Romeu, que era o barbeiro, pusesse um pouco de água benta para parar com o bate boca. O mais curioso era o fato de os dois contendores serem vizinhos e que no dia seguinte lá estavam eles no salão conversando como dois grandes amigos.

O salão do Sr. Romeu ficava na Rua Carlos de Campos, como também ficava a barbearia do Sr. Orlando Carrara e seus Irmãos. Na rua Coronel Antonio Bento ficava a barbearia do Sr. Angelim. Em baixo de um sobradinho e há uns 100 metros dali, na mesma rua, ficava o salão do Raquetinha. Já na rua Sales de Oliveira ficava a barbearia do Bepe, talvez, na época, o mais antigo barbeiro de Campinas. Quase todos os barbeiros da época tinham aprendido o ofício com ele.

Um pouco mais para frente tinha o Salão do Saca, e na Rua Carlos de Campos, tinha o Salão do Sr. Mingo Ciconni que era, talvez, o mais novo de todos, e que também formou muitos barbeiros, inclusive o meu Irmão Laerte.

Era uma época em que todos os barbeiros tinham muitos fregueses. Eu não segui a carreira de barbeiro e fui trabalhar no Bar – Café e Restaurante do Sr. José Augusto Coelho.

Quanto aos barbeiros que eu citei não existem mais, somente a barbearia do Laerte, não no mesmo local em que o Mingo fundou.Fica a uns 100 metros do antigo local, mais para cima, na Carlos de Campos, e continua representando a Vila Industrial na tradição de ter os melhores barbeiros de Campinas.

O resto virou saudade.

Laércio
Enviado por Laércio em 22/03/2010
Código do texto: T2152249