EU QUERO TER UM QUINTAL SEM MURO

Uma das coisas que me chateiam neste mundo é a divisão política. A terra foi loteada em países, estes foram loteados em estados, que por seu turno, se dividiram em cidades. Estas se partiram em bairros, em ruas, em casas. Cada casa é cercada por um muro. A terra, que é de todos, ficou dividida em muitos pedaços, e cada um se diz dono do seu pedaço, o que pode "provar" com um pedaço de papel registrado em cartório.

Tal posse é muito frágil, pois se o cartório perder o livro de registros e o proprietário perder a escritura, acabou-se a posse.

"Eu quero ter um quintal sem muro", disse Roberto Carlos, após desejar "eu quero crer na paz do futuro", na música EU QUERO APENAS, composta por ele em parceria com Erasmo Carlos, e gravada em 1974.

É claro que devemos morar em casas, com portas que nos livrem da invasão por parte de animais "irracionais". Mas no momento em que colocamos chaves e fechaduras nas portas, quando um trinco já cumpriria o papel de proteger os moradores da presença de bichos, então o problema não está mais nos animais. O grande problema que nos aflige atende pelo pomposo nome de homo sapiens. O "homo" é tão "sapiens" que faz medo conviver com ele. Os bichos são mais mansos do que o homo sapiens.

Hoje em dia, o homo sapiens já evoluiu p'ra homo digitalis. Eu já estou incluído nessa categoria, assim como todos os escritores e leitores que usam o ciberespaço para compartilhar seus conhecimentos, suas experiências, seus anseios e suas dúvidas.

Enquanto nós escrevemos, lemos, discutimos e reinterpretamos os conhecimentos na WEB, o homo "sapiens" vai ficando cada vez menos "sapiens". A Internet veio para ajudar a cumprir o que disse o profeta de Nazareth: "E esse evangelho será pregado em toda a terra". São as últimas palavras do Evangelho segundo Mateus. Isso se cumpre agora, pois no momento que se fala no evangelho em qualquer site, instantaneamente, isso se espalha pelo globo terrestre, mesmo dividido em países, estados, cidades, bairros, ruas e casas. Mesmo que as casas sejam separadas.

Mas já passa do tempo em que podemos ter um quintal sem muro. Então o nosso quintal seria enorme, somando-se o da minha casa com o dos outros vizinhos do lado, e os das outras três faces do quarteirão ou da quadra, como queiram. Seria um enorme campo de futebol; poderia ser também um pomar, que alimentaria todas as pessoas que moram nas casas daquela quadra. Ou uma horta. Ou um jardim. Ou tudo isso ao mesmo tempo. Sairíamos todos no lucro. Todos seriam usuários temporários (não donos) daquele terreno enorme. Cada um continuaria na sua casa, mas o quintal seria utilizado por todos. Que coisa maravilhosa!

Você, caríssimo leitor; você, caríssima leitora; vocês que me lêem pela Internet, não conseguem imaginar um mundo assim? Pois eu vou mostrar para vocês que já existe um mundo parecido com esse. Um mundo sem fronteiras, sem limites de tamanho, no qual todos podemos nos manifestar, dar nossa opinião, interagir com escritores, dividir sentimentos...

Esse mundo mundo de que vos falo é o ciberespaço, a WEB, a Internet. Todos nós estamos mergulhados nela, trocando idéias, vendo os outros pela webcam, conversando ao vivo, online, em tempo real! Já pensaram nisso?

Da próxima vez em que alguém desejar um quintal sem muro, diga que seu endereço (eletrônico) não tem fronteiras. Diga que onde você estiver, estará no seu endereço, que é uma casa cuja porta pode ser aberta, não por uma chave metálica, mas por uma senha eletrónica. E que você, de sua casa, pode conversar com outra pessoa que esteja fisicamente do outro lado do mundo, numa conversa ao vivo, online, barata. sem os custos telefónicos, sem precisar enviar cartas de papel pelos correios.

Parabéns a todos nós, internautas que fazemos bom uso dos recursos oferecidos pela cibercultura, que aproveitamos o Orkut para falar do bem, que usamos o MSN para conversar sobre os bons costumes, para aconselhar, para consolar, para erguer o moral de pessoas que atravessam dificuldades com a autoestima.

Pois quem assim procede está proclamando o reino de Deus na terra. Lembram-se do que disse o rabi da Galiléia? "Se tiverdes fé igual a uma semente de mostarda, e disserdes a este monte: 'Sai daqui e vai para acolá' assim acontecerá."? Pois é. Quem tiver um pequeno computador, e escrever um pequeno texto sobre o reino de Cristo, imediatamente esse texto estará no ciberespaço, podendo influenciar a cabeça de qualquer pessoa, em todas as partes do mundo. Não é maravilhosa essa maneira de trabalharmos e divulgarmos nossa vontade de termos um quintal sem muro? A Internet não é um grande espaço sem fronteiras, sem nacionalidade, sem cidades, sem muros?

Viva o endereço eletrónico, viva a World Wide Web, viva a cibercultura! Vamos utilizar esse recurso maravilhoso para criar um ambiente de paz, de fraternidade, e harmonia, de amor a Deus, aos humanos, aos animais...

António Fernando
Enviado por António Fernando em 21/03/2010
Reeditado em 24/04/2010
Código do texto: T2150185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.