A RÁDIO SINAL FM DE ARACATI

Nos últimos dias, tenho encontrado uma cousa muito boa em Aracati: A Rádio Sinal FM. Eu ja havia feito um soneto para a Rádio Sim FM de Lisboa, capital da República Portuguesa. Mas a Rádio Sinal FM de Aracati superou a de Lisboa em vários aspectos:

1. Não tem propaganda, comercial, merchandising;

2. Só toca música "nativa" das antigas, de grande qualidade, e mui raramente sai alguma música de outra nacionalidade.

3. Posso escutá-la num aparelho de rádio, o que, dentro da região do Vale do Jaguaribe, representa vantagem, pois o rádio não exige pagamento de provedor, nem tomadas tripolares, nem computador, nem outras complicações advindas da TI (Tecnologia da Informação).

Não quero que a queridíssima Rádio Sim FM de Lisboa fique com ciúme por estar eu aqui a elogiar nossa Rádio Sinal FM de Aracati. Afinal de contas, fico maravilhado ao escutar seus e suas brilhantes locutores e locutoras, com aquele sotaque lusitano de que eu tanto gosto e que é como uma cantiga de ninar para mim.

Mas, para ser uma rádio do interior do paupérrimo estado do Ceará, a Rádio Sinal FM de Aracati se torna um destaque digno de crónicas e mais crónicas.

Que ninguém invente de responder-me, dizendo que o Ceará não é paupérrimo. O mundo é paupérrimo, o Brasil é uma pobreza, o Nordeste é carente, o Ceará é uma tristeza, o Vale do Jaguaribe é um atraso.

Uma rádio da qualidade da Sinal FM de Aracati é como (usando uma antiga comparação) um oásis de qualidade num deserto carente de tudo. Aracati tem uma população composta de muitas pessoas que não sabem assinar nem o próprio nome, outra grande parte mal assina o nome, e outra não sabe escrever um texto coerente. Era pedir demais!

Essa rádio SINAL, encravada num município tão atrasado, é quase um milagre. Há uma concorrente na cidade que passa uns 60% do tempo fazendo propaganda; outros 10% inserindo merchandising no corpo da programação. Restam uns 30% de música (a maioria forró), notícias (não podem ser boas, pois a desgraça dá mais audiência), etc.

Não sei qual o segredo da Rádio Sinal para ter tanta qualidade. Só sei que quando eu reclino a cabeça na minha tipóia¹, para tentar dormir (tenho a mente tão ativa que custo a conciliar o sono), gosto de colocar boa música para embalar-me. E as rádios em que encontro as músicas que considero boas o suficiente para executar a tarefa de conduzir-me ao mundo do sono são estas: A Sinal FM de Aracati e a SIM FM de Lisboa. O resto toca forró, funk, axé...

Não sou contra o gosto de ninguém, mas quando se trata dos meus ouvidos, me torno um pouco exigente. Digo um pouco porque até música "brega" eu escuto, pois tem muita coisa boa e criativa nessa categoria. Já os forrós me parecem todos iguais, com letras repetitivas, verdadeiras lavagens cerebrais. O toque da bateria no forró me é irritante, pela falta de imaginação.

O mais eficaz é ouvir música clássica. Os meus compositores preferidos são: António Vivaldi (italiano, compôs "Le quattro Staggione", ou "As Quatro Estações", das quais prefiro "La Primavera"); Amadeus Mozart (austríaco, autor de "Eine Kleine Nachtmusik", ou "Pequena Serenata Noturna", como é conhecida em português); Ludwig Van Beethoven (alemão, cuja "Sinfonia nr. 40" é linda, sem deixar de falar n'"A Pastoral").

Vou até sugerir aos proprietários da Rádio Sinal FM de Aracati que incluam em sua programação as músicas clássicas, mormente as dos compositores acima citados.

Peço também aos proprietários da Rádio Sim de Lisboa que, ao lerem este texto, ou dele tomarem conhecimento por meio de seus locutores, incluam também na programação as músicas eruditas a que fiz alusão acima.

(¹) Tipóia: Uma das maneiras de designar a rede de dormir, um produto típico largamente fabricado em Jaguaruana, cidade e município cearense a 34 quilômetros de Aracati, com grande potencial para a indústria têxtil.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 20/03/2010
Reeditado em 06/04/2011
Código do texto: T2150062
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.