<<<A MENDIGA DO TERMINAL>>>

Diariamente eu transito nos terminais de ônibus de Fortaleza. Aqui existe um sistema de integração onde se paga uma passagem, podendo fazer troca de ônibus nos terminais, que são espalhados em diversos bairros.
Pois bem: diariamente eu entro no terminal da Messejana, troco de ônibus e chego ao terminal do Papicu (Messejana e Papicu são bairros). No terminal de Messejana " perambula " uma garota, jovem mesmo, que tem uma perna amputada, devido a um acidente ocorrido exatamente num dos terminais. Enfim .... ela se arrasta pelo chão e pede esmolas. E pra completar a situação, bebe ... Coitada!! Porque todos sabem que o alcoolismo é uma doença, né ??
Eu a vejo no terminal, diariamente. De repente ela sumiu. E vem na gente aquele sentimento de piedade, de preocupação. Sentimos falta até dos nossos mendigos. Passou muito tempo até que eu a vi no terminal do Papicu e pasmem: grávida ... Pode isso ???
Eu estava na fila com umas 10 pessoas. Ela chegou e falou com todos, naquela voz trôpega. Uns deram moedinhas, outros não ...
Ela chegou perto de mim, me olhou nos olhos e disse: me dá uma moedinha, de dez centavos, cinco centavos, não vai te fazer falta.
Eu já estava com a moedinha na mão e passei pra ela.
Ai eu disse: tu tá grávida, é ?
Ela disse: Tô.
Eu dei um sorriso carinhoso pra ela e falei: Tu é doidinha, é ?
Ela disse: Por que ?? Riu e saiu se arrastando no chão, na direção de outras filas.
E nós ficamos ali, aguardando o ônibus.
Ela é feliz, do seu jeito.
Fernanda Xerez
Enviado por Fernanda Xerez em 11/03/2010
Reeditado em 15/04/2011
Código do texto: T2132928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.