LIBERDADE - INTRODUÇÃO

LIBERDADE

Introdução

Quem é realmente livre?

Ser livre é a pessoa que não está coagida por paixões, sentimentos psicológicos, e sabe o que se quer fazer ou falar, de maneira madura, prudente, sensata e equilibrada. E aquela pessoa que não está constrangida pela moral, nem pelo físico. Que psicologicamente está vivendo os seus impulsos de forma natural, sem nenhuma influência externa e não está sofrendo nenhum determinismo dentro da sociedade.

Liberdade sempre foi uma realidade complexa dentro da realidade humana. A liberdade requer além da vontade livre de coação, que a inteligência da pessoa aprenda a definição do que é bom e do que não é bom, do que correto e do que não é. A vontade humana sempre tende para o bem universal. E para chegar a esse bem é preciso escolher os caminhos, já que a pessoa sabe que há o bem e a vontade. Então podemos dizer que o livre-arbítrio é a livre determinação eletiva da vontade, que elege o bem ou a aparência do bem. Por exemplo: querer o mal não é liberdade, nem qualidade de liberdade, mas carência da mesma. Mesmo que o ser humano caminhe para o bem, há possibilidade de escolha para o mal pensando ser um bem. Então, entra a questão moral que o faz ter discernimento sobre o que é e o que não é o bem. E aí sim a liberdade entra em ação, pois será feita a escolha.

A vontade livre é que cria a retidão para os inícios, meios e fins das ações. A vontade é a maior nobreza do ser humano, pois é através dela que ele chega à liberdade. Somente Deus pode determinar a vontade. Escolher livremente implica a rescisão de tudo o que escraviza a liberdade tais como: superstição, ignorância, traumas, bloqueios psicológicos, medos, mentiras, corrupções... Podemos dizer que a pessoa vai libertando-se aos poucos dos obstáculos que dificultam ou dominam por inteira ou não. A vontade é o motor fundamental para a libertação. A pessoa livre é aquela que tem uma vida realizada, que não é prisioneira do mundo e nem fechada para ele e nem para si mesma, independente de ter ou não bens materiais. É a pessoa que tem capacidade plena para amar a tudo e a todos, acima de tudo e de todos.

É isso aí.

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 18/02/2010
Reeditado em 30/06/2017
Código do texto: T2093409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.