OS FILHOS VIERAM, FIZERAM E FORAM
E FICOU COMIGO O POETA FAUSTO WOLFF
 
 
            Eles vieram e trabalharam o tempo todo, e montaram e completaram a casa. O que mais valeu pra mim foi não pensar nem sentir muito, confortada pela presença bela e boa que eles são, os filhos.
 
            Eu precisava ou queria tanto falar e falar do Fausto Wolff... Espairecer a tristeza, rever a vida dele.
            Mas os meninos não toleram falar em assunto que não diga respeito a eles. Então, apesar do bem que deram na casa, ficou o tempo todo presente uma aflição minha de...

De necessidade de falar quem era e como era o Fausto Wolff... De conjecturar... De refletir e discutir questões de vida e morte, de filosofia e idéias, opiniões diversas... Confronto de visões de cada qual, enfim, de fazer reflexões em conjunto, e não absolutamente só comigo mesma, como sempre faço, por falta de opção.

É frustrante. Eles são jovens, inteligentes, têem um olhar diferente das coisas que pode ser muito interessante e contribuintes para o pensamento e as idéias. Eles, jovens, têm uma barreira ao diferente do grupo deles. O jovem confia no futuro. E, neste, esperam o melhor. É positivo confiar no futuro deles sim, mas não precisam evitar nem temer nada. É uma postura errada, egoísta e imatura. Pois sabem que mais cedo ou mais tarde vão pensar nas questões reais da vida e da morte, nas questões da dor e da alegria, da esperança e da realidade, do fácil e do difícil. Na verdade, como possivelmente dizia o Nelson Rodrigues o “Obvio Ululante”: “envelheçam jovens, envelheçam”... no que ele queria dizer: Jovens usem sua inteligência para pensar, refletir, para sacar como é a coisa antes, desenvolver mais a cabeça e assim tornarem a vida muito mais interessante!
            ? Quem aproveita mais uma nota musical da ópera de Puccini La Bohème quando ao final ela canta antes de morrer:
“mi quiamano Mimi, mai mio nome é Lutia...”?
         Um
 jovem que nunca estudou música sendo capaz e inteligente e que escuta La Bohème?   Ou um Mané que até estuda mas só usa o que lhe seja útil?      Quando falo estas considerações de jovens que fogem do conhecimento e do aprofundamento dos sentimentos, estou falando que eles estão perdendo uma grande chance de crescimento prazeroso, apura o entendimento, vai à frente dos outros, curtem muito mais a vida. Ninguém nunca me deu esta chance que dou aos jovens que encontro e converso generosamente minhas experiências maduras e refinadas do espírito.
            É uma droga, uma distância. Uma lástima!
            Pois é. O Fausto deve ter tido seu corpo queimado até virar pó, conforme estava programado. Eu sei lá, mas isto me parece uma violência contra a Natureza. Se um bicho morre, vira natureza; isto faz todo o sentido no equilíbrio natural da vida.
            Já estas besteiras “que são cremados só os reis, porque são REIS”.               E outra besteira é a Derci Gonçalves que não foi ninguém especial e “exigiu ser enterrada de pé”. Olha só, porque ela tinha medo de ficar esqueleto deitado como os demais? Ou ela se achava demais e queria fazer graça até depois de morta?”      Possivelmente mete medo em toda gente viva lá do lugar dela, que deve passar longe de pavor e espanto. Já imaginou?!
            Pois é. O Fausto morreu. E eu estou lembrando ele: ”CEM POEMAS DE AMOR e uma canção despreocupada”. Olha como ele dizia: _ “acho a poesia a mais pura forma de arte e por isso publiquei um livro de poemas, embora já deva ter escrito mais de cinco mil nos últimos 45 anos, sempre acreditei que a poesia nasce de um desejo súbito; uma visão momentânea que capturamos”.
            Isto é triste demais, ele não tem nada a ver com a morte. Ele é inteligência. Humor. Astúcia. Sagacidade. Alegria. Sabedoria. Bondade. E poesia. Coerente sempre com suas idéias humanitárias, “comunistas”, ele era utópico e acreditava na possibilidade de utopia. Isto é pureza e inocência. O que é lindo: um homem maduro preservar sua pureza e sua inocência. Grande conhecimento. Sabia de tudo. Espirituoso. Delicioso de ler.

“METAFÌSICA SUR MER”

Só o Nada conhece a essência do Nada.

E o Nada se desconhece.
Um cego num quarto escuro
enxerga mais do que Deus.
E um dos nomes de Deus
é nada do princípio
ao fim de si mesmo.
A ausência que não se reconhece
imagina a a propria forma.
 
e:                 “VIDA              “Às vezes  as coisas se arranjam,                        
outras, não. 
Por que culpar o coração?" 

                      
          Filhos...