As nossas árvores de cada dia.

Deveria escrever esta crônica sobre quaisquer outros assuntos, mas em certa manhã de verão, mês de fevereiro céu de brigadeiro, passeando pela avenida principal de nossa cidade, lembrei-me das árvores frondosas, dos campos e de muitas outras áreas urbanas.

Visualizando uma “cidade far-west”, deserta, no sentido de falta de vida vegetal. Procurasse uma sombra para estacionar ou conversar com os amigos, não tem, xirú! O correto é andarmos com protetor solar. Precisamos, sim, remodelar as Avenidas Getúlio Vargas e Anunciato Sonni, principalmente, com árvores cujas raízes sigam rumo centro da terra. Os arbustos e as flores devem continuar alegrando a todos e complementando que as árvores nos dão. Muitos comerciantes acham que virão encobrir as placas de publicidade, luminosas e comuns, mas o que é mais importante, o calor insuportável ou o conforto, o aconchego e o cantarolar dos pássaros? Em se plantando mais árvores, sejam nas cidades ou nos campos, além dos pássaros, teremos a preservação de outros animais, como a capivara, a cotia, o tatu, etc., cujos animais as nossas crianças só vêem na televisão ou nos livros da escola. Portanto, conclamo as crianças, os jovens e o poder público, principalmente, para juntos com os adultos possamos plantar árvores e mais árvores para respirarmos um ar de qualidade, diminuindo o efeito estufa e os raios ultra-violetas, bem como a regulagem da biodiversidade, por conseqüência. O exposto acima não tem validade para a cidade toda, a nossa “Cidade Simpatia”, Jandaia do Sul, pois as demais vias laterais estão bem arborizadas, mas acordem, por favor, antes que seja tarde.

Autor: Ponga - Rua Rotary, 73-email: adionesgsilva@pop.com.br .

Membro da Sociedade dos Poetas Jandaienes – SPJ.

SPJ/DOC.001/JDS/FEV/05.