A humildade do ser simples

O primeiro passo para a felicidade, digo, simplicidade é fragmentar sua alma e juntar todos os pedacinhos de novo, ver o quanto é bom não precisar pensar em nada, apenas desagregar-se de tudo o que não for simples! É saber que a vida passa rápido, e não se deve desperdiçá-la com idiotices... Ser simples é ser positivo, tolerante, ter um sentido construtivo e solidário para com os outros, e, acima de tudo, valorizar e viver melhor com aquilo que se tem. Ser simples é simplificar a vida ou, pelo menos, não complicá-la. Em última análise. Ser simples é ser humano, tolerante, educado, generoso e solidário.

Ser simples é muito mais do que não ser complicado. É ser verdadeiro, é prestar atenção, é ouvir com o coração e é falar sem pretender ter sempre razão. Só uma pessoa simples é capaz de estar na vida para os outros e pelos outros e consegue fazê-lo sem se perder no essencial.

O coração do Senhor nos torna simples, porque Ele quer se mover na simplicidade. Não adianta fugirmos da realidade que o torna simples. As páginas dos evangelhos estão impregnadas da simplicidade do Senhor Jesus. Uma vez que olhamos para Ele, nosso Cristo redentor, Salvador, Filho de Deus, Poderoso, Deus Forte, Pai da eternidade e príncipe da paz, jamais conseguiremos esquecer que Ele não nasceu em berço esplêndido. Encontramos no ser humano individual, a imagem e semelhança de Deus. Encontramos a transformação que o cristianismo provoca. O cristianismo puro e simples, contido e contado nos evangelhos, nos mostra quem realmente devemos ser. Olhando atentamente os evangelhos, nos damos conta de que Jesus era fisicamente e intencionalmente singelo, que não tinha onde recostar sua cabeça, nem como pagar os impostos devidos a César, e em nada era diferente dos homens que andavam com Ele. Haja vista que Judas precisou beijá-lo, para que o Senhor fosse reconhecido. Constatamos a figura de um homem que não foi levado em conta por aqueles que eram seus (os judeus), e que os mesmos não o receberam. O mundo anda tão complicado, a situação do povo anda tão complicada que às vezes temos vontade de berrar: “Pare o mundo que eu quero descer”. Algumas atitudes que seriam tão simples de se cumprir são ignoradas de forma escancarada. Lixo que jogamos nas ruas, andar a pé até a padaria, plantar novas árvores, e assim vai...

Para ser simples, uma pessoa não precisa ser pobre, mas humilde. Não precisa ser relaxado, mas prático. Não precisa ser ingênuo, mas aberto. O que faz de alguém simples uma pessoa incrível é sua capacidade de aceitar todos os tipos de gente, fazendo com que também seja prontamente aceito por esses, pois eles sempre terão a sensação de que encontrou nessa pessoa simples alguma coisa com formato, tamanho e peso exatos para preencher e equilibrar determinadas áreas de suas vidas.

Izan Lucena Lucena
Enviado por Izan Lucena Lucena em 13/01/2010
Código do texto: T2027086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.