FICAR SOZINHA EM CASA...
 
            Estou me dando conta nesta manhã, de que gosto de ficar sozinha em casa minha. É só lucidez. Não é “piração”. Passei a ter uma ótima faxineira às quintas feiras. Ótima, boa gente, eficiente e de confiança, posso até deixar sozinha em casa e sair se preciso for. O chão da casa ficou branco como novo.
            Mas cadê aquela capa do vídeo do Mr. Doolitle?
            A minha estante ficou limpíssima, mas os livros da estante ficaram afundados até encostar-se ao fundo e diversos objetos mudaram segundo a estética da arrumadeira. A minha trepadeira viçosa de flores azuis sentiu ser mexida e secou toda uma rama, agora cheia de folhas secas até ao teto da varanda.
            Nem ia levantar ao despertar, contrariada por hoje ser dia de faxina. Mas a vontade de começar o dia foi maior. Levantei, medi a glicemia, ok, ta legal, tomei o remédio do jejum, “cumpro a obrigação ritual do dia” e preparei o meu café e tomei com queijo “Minas”. Pequenas ações habituais, dever cumprido, e o pensamento voando como nuvens soltas ao léu.
            Ufa, com é um desgaste pensar obrigado em coisas que não me interessam! Como é bom reconquistar a liberdade das idéias e pensamentos!
            Telefonei pra minha filha: expus o problema. E completei, “minha filha, estou fazendo estas faxinas, chão limpinho, tudo arrumadinho, e bla-bla-bá, só para os filhos não se afastarem, pois vi que isso era importante para vocês. Mas está intolerável, gosto muito da minha liberdade de ser. É uma conquista ser livre e assim sentir!”
            Ela é ótima, saca tudo e é compreensiva. Deu logo a solução: “para com esta besteira e mande a faxineira pra mim, que eu é que estou precisando muito”. OK.
            E assim será.
Livre, corri para o Word. E aqui estou. Com ânimo renovado. Como é bom escrever!
O título desse texto não é bem a coisa. É claro que é muito bom ter pessoas queridas dentro de casa: mas há que curtir tais companhias. São companhias seletas e de eleição. Aí tudo muda e a casa se abre como abre meu coração. A liberdade não é perturbada, ao contrário, ela é exercida junto com os outros. LIBERDADE é assim: a gente sente amor por si, pelos outros e por tudo o mais. Se reprimida, não se sente nada. Definha-se. Some o sabor.
POR ISSO, NESTE MOMENTO, ESTOU DESEJANDO A TODAS AS PESSOAS DA TERRA E AOS AMIGOS, a todas as pessoas até aqueles menininhos e menininhas dos lugares mais remotos, DESELO-LHES A LIBERDADE.
 E UM FELIZ NATAL CHEIO DA LIBERDADE e muito amor, muitas alegrias!