A Igreja São Francisco de Assis, de Valinhos-SP

Ah, simples mais acolhedora. Situa-se à Rua das Gardênias, Jardim Paraíso.

Estando em pleno gozo de férias, passeando na casa do meu cunhado “Fino” e da comadre Sandra, numa manhã de segunda feira, 5 de janeiro, sai na rua pra ver o tempo passar...

Na esquina fiquei a assuntar as pessoas passarem, a cumprimentar-lhes e a ser cumprimentado, mais ou menos às 10:30 horas:

-Bom dia.

-Bom dia.

Notei que só um senhor de meia idade, passou, cumprimentou-me e eu a ele, fez o sinal da Cruz olhando para a Igreja e seguiu o seu caminho. Que belo gesto!

Fez-me lembrar também da minha obrigação. Fi-lo, o sinal, também. Sim, por que não? Sempre o fiz passando em frente a um templo católico; se evangélico, bom também.

No caso do catolicismo, lá está o prédio e os símbolos de nossa fé: a Cruz e o Sacrário, dentre outros. Sabemos que a Igreja Viva não é o prédio e sim os nossos corações! Devemos edifica-las com obras de caridade, amor, paz, paciência, compreensão, trabalho, justiça, voluntariado de laicatos, dentre outros adjetivos que nos elevam ao Altíssimo, lembrando que a Fé sem obras de misericórdias é morta. É vão dizer que ama e acredita em Deus, se não ama e estende a mão aos irmãos menos favorecidos.

Escrevi esta singela mensagem, após ter lido o livro “Parábolas que transformam vidas”, de autoria do Pe. Marcelo Rossi, editora Paulinas, ao qual recomendo a todos e confesso que pedirei para que leiam as 56 parábolas no ano de 2009, uma por reunião dos vicentinos jandaienses. Porisso encerro com uma citação bíblica e do próprio Jesus: -“Pedro, tu és pedra e sobre ti edificarei a minha Igreja”. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo (saudação vicentina). Para sempre seja Louvado (resposta, idem).

Autor: Adiones Gomes da Silva, o Ponga – Jan/2009 – Doc.nº 44 – Pres.da Soc.dos Poetas Jandaienses-SPJ.

Obs.: Texto sujeito à correção conforme a reforma da língua portuguesa em vigor a partir de 01/01/2009