CA: UMA DOENÇA SILENCIOSA E TEMÍVEL

É isso mesmo. De todas as enfermidades que atingem o ser humano, não importa o sexo, a idade, a cor, o credo, etc, o câncer, seja ele de que natureza for, é, inegevelmente, considerada uma doença fatal e acima de tudo silenciosa. Pois apodera-se da vítima e se não for detectado logo no início, dificilmente a sua progressão será evitada, causando consequentemente o óbito de um ente querido.

Sempre se ouve falar que fulano e sicrano foram acometidos dessa terrível doença e como sempre, apenas se lastima, desejando a sua breve recuperação e nunca se imagina que, de uma hora pra outra ela se fará presente, sorrateiramente em nossa família. E quando isso acontece aí então começa o périplo interminável nas clínicas, laboratórios e hospitais em busca de exames diversos. Mas, não se preocupe o (a) leitor (a) que não citarei a enorme lista dos referidos exames cujos nomes esdrúxulos são quase impronunciáveis, evitando assim de um desgaste mental.

Escrevo esta, pois, a posteriori, sobre o que ocrreu com a minha esposa, uma guerreira como muitas outras mulheres que têm dupla jornada de trabalho, ou seja, uma em alguma empresa e depois, mesmo exaustas ainda cuidam de detalhes inadiáveis nos seus lares: limpeza em geral, cozinhar, lavar ou passar roupa, etc. No nosso caso, ela foi vítima de um câncer de mama, por sinal já foi operada e agora está em franca recuperação, graças a Deus. Lamenta-se muito num caso assim, principalmente quando se trata de uma pessoa que não sabe ficar quieta, isto é, que sempre teve uma vida agitada e, repentinamente, ficar assim impossibilitada de fazer alguma atividade, por mais simples que seja, além de levar um copo d’água à boca, não é nada fácil. Todo o cuidado é pouco para não cair numa depressão, o que é algo muito sério também.

Então, como tudo que um (a) médico (a) receita e orienta sempre é para o bem do (a) paciente, resta obedecer, seguindo suas determinações se quiser recuperar em breve a sua saúde. E é essa prova que a minha esposa está passando no momento. Haja paciência! Mas, é isso mesmo, cada um de nós tem uma cruz para carregar. E sendo assim, sempre surge um Simão Cirineu para ajudar como foi relatado no Evangelho, quando agiu assim, quando Cristo seguia rumo ao Calvário! Há na sociedade, inegavelmente, muitas pessoas dotadas de línguas ferinas, cujos comentários maliciosos, para não dizer, calúnias e atitudes similares são sempre dispensáveis, só que, lamentavelmente nem sempre isso é possível. Só que, por outro lado, há também o outro lado da moeda, ou seja, sempre encontramos pessoas do bem, que estão sempre disponíveis para ajudar com tanta abnegação, que deixa qualquer um boquiaberto! E se os homens chegam a esquecer, nesses casos, alguns favores, Lembra-se deles Deus e recompensa quem os fez!

João Bosco de Andrade Araújo

Joboscan50@yahoo.com.br

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 02/12/2009
Código do texto: T1955824