“VOCÊ VIVE, VOCÊ APRENDE”
 
 
 
 
 Li do professor Miguel Josino Neto, um artigo  interessante – nada que a gente não  saiba, mas que é bom ter sempre em mente - publicado aqui na minha terra no Jornal de Hoje, sob o título “A vida é um aprendizado”, que me lembrou uma canção da Alanis MorIssetti, onde ela diz “você vive, você aprende”.
 
Embora o professor afirme que a vida é um aprendizado, ele não é tão simples no seu arrazoado quanto a Alanis é na sua canção, este  enfatiza a necessidade do estudo, para não confundir senso comum com bom senso como se, emaranhando a significação dos vocábulos, aproximassem as idéias correspondentes.
 
Também acredita que tudo é relativo e que ninguém é dono da verdade e que esta não é definitiva. Os juízos de valor se transformam. O bem de hoje pode ter sido o mal de ontem, o mal de hoje pode ser o bem de amanhã.
 
E, finalmente, é taxativo ao afirmar que não se alcança a felicidade com o hedonismo e o egoísmo com companheiros. O caminho para a felicidade se faz à medida que se caminha para o bem.
 
E a Alanis o que tem a dizer sobre “você vive você aprende?” Ela é simples e  direta nos versos que se seguem, confira:
 
Você vive, você aprende, você ama, você aprende
 você chora, você aprende, você perde, você aprende
 você sangra, você aprende, você grita, você aprende
 você se aflige, você aprende, você se sufoca, você aprende
 você ri, você aprende, você escolhe, você aprende
 você reza, você aprende, você pergunta, você aprende
 você vive, você aprende
 (...)

 (Alanis Morissetti – Você aprende)
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 12/11/2009
Reeditado em 12/11/2009
Código do texto: T1919032
Classificação de conteúdo: seguro