Sabemos Votar?

Já começam as composições de pretensos candidatos às eleições de 2010, misturando lobos com cordeiros e raposas com galinhas, que farão parte da mesma selva ou mesmo poleiro, ou o mesmo palanque eleitoral. Nessa vasta seara, difícil é separar o joio do trigo, quando os próprios partidos, de ideologias diferentes, resolvem se unir em torno do mesmo objetivo: a eleição, o poder.

Há quatro anos, diante dos candidatos que se apresentaram, entre os quais alguns conhecidos nacionalmente pelo envolvimento em corrupção, fomos bombardeados pela mídia nacional, dizendo que merecíamos receber “um fecho de capim” se elegêssemos um determinado candidato. Independentemente dessa crítica preconceituosa em relação ao Nordeste, aquele candidato não foi eleito. Entretanto, alguns “fichas sujas” de São Paulo foram reeleitos normalmente, sem qualquer contestação.

Para configurar ainda mais o preconceito, houve quem dissesse que eles foram eleitos com o voto dos nordestinos, já que São Paulo é onde se concentra o maior número de nordestinos. Mais uma cacetada em nós. Diante disso, prefiro ficar com a polêmica frase do Pelé, que fez a sua generalização, dizendo que “o brasileiro não sabe votar”. Como a frase não é recente, espero confiante que já tenhamos aprendido a votar, diante de tantas bordoadas que já levamos. Isso mesmo, nordestinos que somos, aceitamos dizer que só aprendemos na “porrada”. Um dia chegaremos à civilidade dos nossos irmãos do Sul e Sudeste, aprendendo a votar com consciência, elegendo apenas os “fichas limpas”.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 22/10/2009
Código do texto: T1880491
Classificação de conteúdo: seguro